Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/09/PALESTRA-DA-GM-SOBRE-BULLYING-EMEF-ARTHUR-OSCAR-JOCHIMS-VINICIUS-THORMANN.jpg
Segurança Pública

Alunos da EMEF Arthur Oscar Joquins participam de palestra sobre violência

Guarda Municipal de Canoas realizou palestra sobre o tema na escola no dia 25
Download Imagem Original

Foto: Vinícius Thormann

Clique para ouvir esta notícia

Compartilhe

A Guarda Municipal de Canoas (GMC), dando continuidade ao Ciclo de Palestras sobre Bullying e Violência nas Escolas, realizou mais uma ação educativa no dia 25, desta vez na EMEF Arthur Oscar Joquins, com as turmas do 7º ano.

 

Durante o encontro, foram discutidos temas como empatia, respeito, saúde mental e convivência saudável, destacando que determinadas ações podem causar transtornos psicológicos e afetar diretamente o rendimento escolar, a autoestima e o bem-estar dos colegas.

 

A palestra reforçou a importância de se cultivar um ambiente escolar baseado na paz, no respeito mútuo e na cooperação, incentivando os estudantes a adotarem atitudes positivas no dia a dia. Também foi enfatizado que todos têm um papel importante na construção de uma escola mais segura, acolhedora e livre de qualquer tipo de violência.

 

O secretário municipal de Segurança Pública, Alexandre Rocha, destaca a importância da educação e do papel do ensino na prevenção da entrada dos jovens na criminalidade. “Realizamos a busca ativa com o objetivo de quebrar a evasão escolar e garantir a permanência dos adolescentes nas salas de aula”. 

 

Eder Martini, inspetor da GMC e palestrante, avalia que os adolescentes, por estarem em uma fase de intensas transformações físicas, emocionais e sociais, podem apresentar comportamentos que, muitas vezes, são considerados por eles como “brincadeiras”, mas que na verdade podem configurar práticas de bullying ou outras formas de violência. “Nesse sentido, a palestra teve como principal objetivo conscientizar os alunos sobre os impactos negativos dessas atitudes, tanto para quem sofre, quanto para quem pratica”, pondera.

 

Martini, que também é chefe da ronda escolar, avalia que a recepção dos alunos foi bastante positiva, com participação ativa e reflexiva, o que demonstra a relevância e a necessidade de continuar promovendo esses momentos de diálogo e orientação dentro do ambiente escolar.