A Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de Canoas realizou, nesta segunda-feira (24), às 16h, sua reunião mensal no Espaço Multicultural da Universidade La Salle. O encontro marcou o início das atividades da Campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, além da adesão à Campanha Banco Vermelho pela Universidade La Salle.
Durante a reunião, representantes de diversos segmentos discutiram ações integradas para fortalecer a rede de proteção e atualizar informações sobre os serviços disponíveis para mulheres em situação de violência. O momento também abriu espaço para o compartilhamento de experiências e para o alinhamento das iniciativas que serão realizadas ao longo da campanha.
No ato a presidente do Conselho dos Direitos das Mulheres de Canoas, Rosângela Brochado Jesus, destacou a importância da mobilização conjunta.“Estamos aqui abrindo as atividades relativas aos 21 Dias de Ativismo contra a Violência à Mulher, fortalecendo e alinhando a realidade de Canoas às ações que serão realizadas. É fundamental atualizar as mulheres sobre os espaços disponíveis para procurar auxílio”, afirmou.
Segundo a professora e coordenadora do projeto de extensão Rede Mulher: Enfrentamento à Violência Doméstica, Estelamaris Dihl, ressaltou a relevância da adesão da Universidade La Salle à campanha. “O projeto existe desde 2019 e hoje recebemos a Rede de Proteção à Mulher do município. A implantação do banco vermelho na universidade reforça as ações que já desenvolvemos e amplia a conscientização dentro da comunidade acadêmica”, explicou.
A Diretora da Mulher, Sara Amaral, destacou o papel da representatividade e do alinhamento institucional. “Participar deste espaço é fundamental para fortalecer o trabalho conjunto no combate à violência contra a mulher. A Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão segue comprometida em apoiar e integrar ações que promovam proteção e direitos”, afirmou.
A reunião encerrou com encaminhamentos para a programação dos 21 Dias de Ativismo e reforço das parcerias que consolidam o enfrentamento à violência em Canoas.