Canoas comemora nesta sexta-feira (12), aniversário de 22 anos do Projeto Primeira Infância Melhor (PIM), trabalho desenvolvido com foco em saúde, educação e bem-estar. O projeto é realizado em parceria com as áreas de Saúde, Assistência Social, Esporte e Lazer e Cultura e Turismo, fortalecendo o trabalho integrado em prol da primeira infância.
O PIM, aliado ao programa federal Criança Feliz (PIM/CF), desenvolve ações fundamentais junto às famílias em situação de vulnerabilidade. As visitas domiciliares realizadas por educadores oferecem orientações sobre saúde, educação e bem-estar, contribuindo para o desenvolvimento integral de gestantes e crianças de 0 a 6 anos. Para participar, é necessário que a família esteja inscrita no CadÚnico e procure o CRAS, CAD ou Unidade de Saúde. O programa é voluntário e oferece atendimento presencial ou híbrido.
Moradora do bairro Guajuviras, Laura Machado, mãe de Alexsandro Machado, 5 anos, autista nível 3, reforça a importância do acompanhamento em casa. “As visitas na residência são muito importantes. Nem sempre meu filho está bem para ir a algum local receber atendimento. As conversas e orientações fazem diferença. Estou grávida novamente e quero continuar com o projeto”, afirmou.
A secretária adjunta de Atenção Primária e Especializada da Secretaria Municipal de Saúde, Michele Araújo da Rosa, destacou que o projeto contribui para avanços significativos no desenvolvimento infantil no Município, reforçando a importância da atuação contínua na primeira infância.