Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/10/brasao-prefeitura-de-canoas-para-materias-2.jpg
Mobilidade

Canoas retomará uso de radares móveis para reforçar a segurança no trânsito

Medida será adotada a partir de avaliação técnica, ações educativas e criação de um Observatório de Segurança Viária
Clique para ouvir esta notícia

Compartilhe

A segurança no trânsito de Canoas ganhará um novo reforço em 2026. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) definiu, após avaliação técnica da engenharia de tráfego, a retomada do uso de radares móveis no município. A decisão tem como objetivo principal reduzir acidentes e salvar vidas, diante do aumento registrado no número de ocorrências no trânsito nos últimos períodos.

Em 2025, o Município esteve impossibilitado de utilizar radares móveis em razão de entraves no processo de licitação para contratação do serviço e aquisição dos equipamentos. A situação foi sanada após os devidos ajustes administrativos e jurídicos, permitindo que a SMMU avançasse na retomada do instrumento de fiscalização, agora com respaldo técnico e legal.

Levantamentos da engenharia de tráfego apontam crescimento nos índices de acidentes em vias da cidade, o que acendeu um alerta para a necessidade de novas medidas de fiscalização. A retomada dos radares móveis será acompanhada de uma nova licitação, prevista ainda para este ano, para a aquisição dos equipamentos, que serão utilizados de forma estratégica em pontos críticos do município.

A decisão ocorre em um momento simbólico para Canoas. Recentemente, o município atingiu padrão da Organização das Nações Unidas (ONU) em segurança pública, com redução significativa nos homicídios. No entanto, esse avanço contrasta com o aumento dos acidentes de trânsito, exigindo ações específicas voltadas à segurança viária.

Após ouvirem a equipe técnica da engenharia de tráfego, o prefeito de Canoas, Airton Souza, e o secretário de Mobilidade Urbana, Marcos Melchior, decidiram pela retomada dos radares e pelo fortalecimento das ações educativas de trânsito, que seguem sendo realizadas em escolas, empresas e por meio de abordagens educativas nas ruas.

“Canoas avançou muito na segurança pública, com redução nos homicídios, mas não podemos aceitar que as mortes no trânsito aumentem. Precisamos agir de forma responsável, com fiscalização e educação, para proteger vidas e garantir um trânsito mais seguro para todos”, destacou o prefeito Airton Souza.

O secretário Marcos Melchior reforçou que os estudos técnicos embasaram a decisão: “Os levantamentos mostram que a velocidade é o principal fator para mortes ou lesões graves no trânsito. A fiscalização tem o papel de proteger vidas. Quem anda corretamente vai entender e apoiar essa medida”, afirmou.

Como parte desse conjunto de ações, a SMMU também irá criar o Observatório de Segurança Viária, ferramenta que dará mais transparência às informações sobre o trânsito no município. O observatório auxiliará em estudos, análises e no entendimento dos principais problemas viários, contribuindo para a formulação de soluções mais eficazes e baseadas em dados.