Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2026/01/02-06-25-FOTOS-DE-DRONE-PARA-REVISTA-POP-FREITAS-49-125x125.jpg
Desenvolvimento Econômico

Mais duas empresas são aprovadas para se instalar no Parque Canoas de Inovação

Restart Brasil e Tecnoflex somam mais de R$ 23 milhões em investimentos e previsão de 250 empregos diretos no município
Download Imagem Original

Foto: Pop Freitas/PMC

Clique para ouvir esta notícia

Compartilhe

Canoas segue avançando no fortalecimento do seu ambiente de inovação e desenvolvimento econômico. Mais duas empresas, Restart Brasil e Tecnoflex, foram aprovadas pelo Comitê Gestor do Fundo Municipal de Desenvolvimento de Canoas (Fumdecan) para se instalar no Parque Canoas de Inovação (PCI). Juntas, elas representam um investimento total de R$ 23.340.778,35 e a geração estimada de 250 empregos diretos.

A Restart Brasil atua no desenvolvimento e fornecimento de ferramentas e equipamentos que estabelecem novos padrões de segurança e ergonomia, especialmente voltados ao trabalho de eletricistas e à manutenção de redes aéreas de energia. A empresa combina precisão, inovação e tecnologia para reduzir riscos de acidentes, aumentar a eficiência operacional e oferecer soluções personalizadas tanto para profissionais quanto para concessionárias de energia.

Já a Tecnoflex, fundada em 2009, é especializada em manufatura eletroeletrônica (EMS – Electronic Manufacturing Service). Atualmente instalada no Distrito Industrial de Cachoeirinha, a empresa conta com uma unidade fabril de 1.000 m² e atende diversos segmentos do mercado eletrônico. Com certificação ISO 9001:2015, a Tecnoflex se destaca pelo compromisso com a qualidade, processos confiáveis e melhoria contínua.

O prefeito de Canoas, Airton Souza, destacou a importância dos novos investimentos para o futuro da cidade: “Essas empresas reforçam o papel de Canoas como um polo de inovação e desenvolvimento. Estamos falando de mais empregos, mais renda e mais oportunidades para a nossa população, além de fortalecer a economia local de forma sustentável.”

O vice-prefeito Rodrigo Busato ressaltou o trabalho integrado da gestão para atrair novos empreendimentos: “O Parque Canoas de Inovação é resultado de planejamento e visão de futuro. Cada nova empresa que chega mostra que Canoas é uma cidade preparada, com segurança jurídica e infraestrutura para crescer junto com o setor produtivo.”

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, o município trabalha para ampliar ainda mais o parque: “Estamos fazendo uma força-tarefa para viabilizar mais 22 hectares do PCI, com o objetivo de atrair novas empresas. Em apenas um ano, conseguimos dobrar a quantidade de empresas instaladas no parque: de três, passaremos para seis.”

Após a aprovação pelo Comitê Gestor do Fumdecan, o próximo passo é a apreciação e votação do projeto na Câmara de Vereadores. Com isso, Canoas avança na consolidação do Parque Canoas de Inovação como um espaço estratégico para gerar empregos, estimular a inovação e impulsionar o desenvolvimento econômico do município.