Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2026/02/21-02-26-PROCESSO-SELETIVO-DE-DIRETORES-E-VICE-DIRETORES-DAS-ESCOLAS-MUNICIPAIS-VINICIUS-THORMANN-20-125x125.jpg
Educação

Processo seletivo para diretores e vices avança com aplicação de prova em Canoas

Etapa eliminatória foi realizada neste sábado (21) e antecede a votação da comunidade escolar
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Thormann/PMC

Clique para ouvir esta notícia

Compartilhe

A escolha dos novos diretores e vice-diretores das escolas municipais de Canoas avançou mais uma etapa neste sábado (21), com a aplicação da prova de conhecimentos específicos aos candidatos. A avaliação integra o processo seletivo para gestão das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e para direção das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs).

A prova, de caráter eliminatório, contou com questões elaboradas com base nos conteúdos abordados ao longo do curso preparatório para a gestão escolar, iniciado no último dia 4 de fevereiro. Para ser aprovado, o candidato precisa alcançar no mínimo 30 acertos, o equivalente a 60% da prova objetiva.

Antes da aplicação da prova, os mais de 180 candidatos inscritos participaram de uma formação com carga horária de 40 horas, em formato híbrido, com encontros presenciais e on-line e exigência mínima de 80% de frequência. A aula inaugural ocorreu no Teatro do Sesc e reuniu os participantes para um diálogo sobre “O papel do Gestor e a Aprendizagem”, destacando a centralidade da liderança escolar na promoção do desenvolvimento integral dos estudantes.

Ao longo da formação, foram abordados temas fundamentais para o exercício qualificado da gestão, como avaliação externa e EJA, Diretrizes da Educação Infantil, conhecimentos administrativos e financeiros, alfabetização, educação antirracista, acolhimento a imigrantes, legislação educacional, órgãos colegiados, educação inclusiva, redes de proteção, comunicação não violenta, gestão de pessoas e uso de tecnologias.

Segundo o prefeito de Canoas, Airton Souza: “O fortalecimento da educação começa pela escolha de quem vai liderar nossas escolas. Essa etapa do processo seletivo é fundamental, pois garante que os candidatos estejam preparados técnica e pedagogicamente para assumir essa missão. Estamos unindo formação, avaliação e participação da comunidade para assegurar uma gestão escolar qualificada e comprometida com o futuro dos nossos estudantes. É assim que construímos uma educação cada vez mais forte em Canoas”.

A secretária de Educação, Beth Colombo, destacou a importância do processo democrático na escolha dos gestores: “Estamos fortalecendo a gestão democrática nas nossas escolas. A participação da comunidade é essencial para que a escola tenha uma liderança comprometida com a aprendizagem, com o diálogo e com o desenvolvimento dos nossos estudantes. Esse processo garante transparência, preparo técnico e, principalmente, legitimidade”, afirmou.

O diretor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (SME), Renan Barcelos, explicou as próximas etapas do processo: “Após a aprovação na prova, os candidatos passam para a formalização das candidaturas, com a formação das chapas. Em seguida, teremos o período de campanha, de 2 a 5 de março. A eleição acontece no dia 6 de março, com voto único, direto e facultativo de toda a comunidade escolar. É um processo composto por quatro etapas, que une formação, avaliação técnica e escolha democrática”, ressaltou.

Conforme o edital, o cargo de vice-diretor é destinado exclusivamente às EMEFs, não sendo aplicável às EMEIs. A eleição marcará a etapa final do processo, consolidando a participação ativa de professores, servidores, pais e responsáveis na definição das lideranças que estarão à frente das escolas municipais nos próximos anos.

Texto: Anna Júlia Castro