Agentes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Canoas estão visitando casas do bairro Niterói, procurando focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A ação dos 35 profissionais é uma resposta do Município aos casos da doença registrados no bairro.
O mutirão no bairro Niterói deve durar 20 dias e a efetividade da iniciativa depende também dos moradores. Eles devem permitir a entrada dos agentes em suas residências, que são identificados por coletes oficiais e crachás. Após as visitas no Niterói, o bairro Nossa Senhora das Graças receberá o mutirão.
Evite o Aedes aegypti
O Aedes aegypti preferencialmente coloca seus ovos em depósitos com água parada e limpa, sempre acima da lâmina d’água nas paredes dos depósitos nunca diretamente na água. O combate ao mosquito, transmissor de diversas doenças, entre elas a dengue, é realizado através de atitudes simples, tais como:
– Evitar qualquer acúmulo de água parada que possa servir de foco de proliferação; – Vistoriar ralos, colocar telas ou hipoclorito de sódio a 2,0% na proporção de 10 ml de hipoclorito para cada litro de água, a cada cinco dias, na impossibilidade de colocação de tela; – Manter piscinas tratadas o ano inteiro; – Não acumular entulhos; – Manter pneus sempre abrigados da chuva; – Manter calhas sempre limpas; – Manter caixas d’água sempre com tampa e o ladrão com tela; – Revisar a bandeja de degelo da geladeira a cada cinco dias; – Colocar areia até a borda nos pratos de vasos de plantas.