A décima edição da Caminhada de Xangô chega ao município de Canoas no próximo dia 29, a partir das 15h, em frente à Federação Afro-Umbandista e Espiritualista do Rio Grande do Sul (Fauers), que neste ano completa 10 anos de história. Organizado com o apoio da Diretoria das Políticas das Diversidades e Comunidades Tradicionais da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Social (SMDHPS), a procissão deste ano também vai homenagear o aniversário de 80 anos da cidade.
O orixá que rege o ano de 2019 é Xangô, divindade do fogo, da justiça e do trovão. O diretor das Diversidades e Comunidades Tradicionais, Saulo Gil, comenta sobre a importância do evento e o compromisso da Fauers com a religiosidade dos canoenses. “São 10 anos em defesa da comunidade afro-umbandista, se destacando pelo seu trabalho social e pela defesa da liberdade religiosa. Espero que Xangô possa nos dar equilíbrio e proteção, e que a caminhada seja mais um momento lindo em defesa da paz”, afirma o diretor.
De acordo com o presidente da Fauers, Everton Alfonsin (Caco), o sincretismo da Umbanda com a Igreja Católica permite que ambas as religiões sejam praticadas. “O aniversário de dez anos de procissão de Xangô é um marco, pois, além de plural, Canoas também possui um histórico de inclusão. O destino final da caminhada é o Parque Capão do Corvo, onde plantamos árvores há uma década”, explica o presidente.
Sobre Xangô
A área do direito, contratos, demandas judiciais, documentos trancados e estudos são de responsabilidade de Xangô. Um dos orixás mais populares do Brasil, Xangô é cultuado como o Rei das Pedreiras. Bravo, conquistador e guerreiro, é também o orixá mais vaidoso de todos os deuses africanos masculinos, além de ser sincretizado no catolicismo como São Jerônimo e São Miguel Arcanjo. Um dos seus principais símbolos é o Machado de Xangô, também chamado de Oxé.
26/9
Exposição da imagem de Xangô no Calçadão de Canoas Horário: 9h às 17h
29/9
Caminhada de Xangô Horário: concentração 15h e saída às 15h30
Trajeto da caminhada
Rua Fernando Abbot Rua Bandeirantes Rua Santa Maria Avenida Santos Ferreira Avenida Inconfidência Rua São Pedro Rua Dona Rafaela Parque Capão do Corvo
“Encontros do Axé” encerra jornada de atividades com representantes das religiões de Matriz Africana
Em um espaço de amplo debate de ideias, líderes religiosos estiveram reunidos na atividade promovida pela Coordenadoria da Diversidade e Comunidades Tradicionais.