A atual gestão se preocupa com o bem-estar dos canoenses. Prova disso são as ações realizadas neste ano, sobretudo nas áreas de direitos humanos e desenvolvimento social, que valorizam a vida da população por meio da igualdade e do acesso aos serviços de assistência oferecidos pelo município.
Um desses espaços é o Centro de Convivência do Idoso (CCI), que passou por uma intensa reforma arquitetônica, elétrica, hidrossanitária e de paisagismo externo. Atualmente, o novo prédio recebe membros de 26 grupos da terceira idade, que participam de oficinas, palestras, entre outras atividades.
Mantido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS), o CCI não é a única política pública de valorização ao idoso. O Programa Gerações, que inicia a sua terceira turma em janeiro de 2020, formou 60 novos alunos em novembro deste ano. Inédita no país, a iniciativa recebeu o Prêmio Gestor Público 2019.
O titular da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Social (SMDHPS), Roberto Tietz, reconheceu o trabalho de ambas às pastas de governo. “Canoas conta com equipes e equipamentos qualificados, que priorizam ações de cidadania, cultura, esporte, lazer e saúde da pessoa idosa”, comenta o secretário.
Programa Por Mim é referência no atendimento às mulheres
A Diretoria de Políticas Públicas para as Mulheres é uma das articuladoras da rede de atendimento ao público feminino. Entre as iniciativas, destaca-se o Programa Por Mim, idealizado pelo Gabinete da Vice-Prefeita Gisele Uequed, que encaminha mulheres vítimas de violência doméstica e familiar para o mercado de trabalho. Ao menos sete empresas canoenses já são parceiras no programa, e recebem a mão de obra qualificada feminina.
Já o Centro de Referência da Mulher (CRM) Patrícia Esber é um dos mais conceituados do Rio Grande do Sul. A rede também é composta pela Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM), pela Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e pela sala lilás da Clínica de Saúde da Mulher no 5º andar do Hospital Universitário (HU).