Investir na base para colher os resultados no futuro, é isso que Canoas busca ao direcionar investimentos na educação municipal. Desde 2017, quando a atual gestão assumiu a prefeitura, diversas ações foram realizadas para alavancar a qualidade do ensino fundamental e infantil na cidade. Entre elas, a expansão de profissionais da área pedagógica e formações oferecidas aos profissionais do município para aperfeiçoamento de suas atuações.
Nem mesmo a pandemia do novo coronavírus impediu a continuidade dos trabalhos. Desde março, atividades têm sido realizadas remotamente através do Google For Education, implantado pela prefeitura em 2019 e aliado oportuno no momento em que atividades presenciais estão suspensas.
Confira as conquistas para a educação municipal:
Ampliação de coordenadores pedagógicos: de quatro para 12 profissionais, responsáveis por assessorar a relação entre gestores, educadores e comunidade escolar, oferecendo subsídios para que, através da reflexão entre teoria e prática, se efetive a construção do Projeto Político Pedagógico da instituição.
Eleição para direção das EMEIs: primeiro processo democrático de eleição de diretoras das 30 Escolas Municipais de Educação Infantil, realizado em 2019 e atendendo a uma demanda de anos.
Aumento do número de reuniões pedagógicas: a fim de proporcionar mais tempo para estudo, reflexão e intensificação de propostas para qualificação do atendimento às crianças.
Intercâmbio pedagógico com outros municípios: interação que proporciona novas experiências, realizando parcerias e ampliando olhares em busca da qualidade.
Projeto Vidas em Rede: orienta as direções das Escolas Infantis quanto aos fluxos de encaminhamento à rede de proteção infantil, discutindo as melhores alternativas para cada caso.
Primeira participação da Educação Infantil na Feira Científica e Tecnológica (Femucitec): possibilitou ampliar a prática de pesquisa científica entre professores e estudantes da rede de ensino.
Veja as qualificações oferecidas aos profissionais de educação de Canoas:
Formação continuada de professores, através do fomento de atividades organizadas nas escolas.
Formação continuada de professores do bloco de Alfabetização/Anos Iniciais/PNAIC.
Formação continuada de professores para a Base Nacional Comum Curricular – BNCC.
Formação continuada para as equipes diretivas.
Projeto Amor à Vida: formação e capacitação de professores articuladores do projeto.
Projeto Saberes em Diálogos: docência, pesquisas e práticas pedagógicas.
Capacitação na área de conhecimento e diversidade.