Os centros de testagem de Covid-19 completam nesta quinta-feira (11) uma semana de funcionamento. Desde a abertura, no dia 4 de março, mais de 12,2 mil testes foram realizados na população.
A ampliação da testagem dos canoenses, com a disponibilização do serviço em uma unidade móvel na região Central e em quatro escolas, faz parte da estratégia do município para frear o contágio pelo coronavírus.
Os centros funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com a oferta de dois tipos de teste: teste rápido de anticorpos e RT-PCR (realizado apenas com requisição médica).
Segundo o boletim epidemiológico desta quarta-feira (10), o município totaliza 89.888 testes realizados desde o início da pandemia. A média mensal nos dois primeiros meses de 2021 – cerca de 15 mil – já supera a registrada entre março e dezembro de 2020, quando o total de testes ficou em 58.924.
Iniciativa é exemplo para outros municípios
As centrais de testagem abertas pela Prefeitura de Canoas estão inspirando outros municípios gaúchos. Nesta quarta-feira, o prefeito de Pinheiro Machado, Ronaldo Madruga, esteve na cidade para acompanhar o funcionamento do serviço. “Saímos de Canoas já com um desenho do modelo que pretendemos implantar”, salientou o prefeito, que esteve acompanhado do seu secretário de Saúde, Éliton Rodrigues.
Ao apresentar o modelo de atendimento, o secretário municipal da Saúde de Canoas, Maicon Lemos, enfatizou que a ampliação da testagem da população é a medida mais efetiva para frear a transmissão pelo novo coronavírus. “Ampliar a testagem no momento do ápice da pandemia é necessário para fazer o isolamento dos casos positivos e impedir uma contaminação ainda maior”, afirmou.
Centros de Testagem:
Centro de Testagem Móvel (Praça do Avião -Centro)
EMEF Doutor Nelson Paim Terra (Rua Primavera, nº 1676 – Rio Branco)
EMEF Erna Würth (Avenida 17 de Abril, n° 430 – Guajuviras)
EMEF Bilíngue para Surdos Vitória (Rua Caçapava, nº 400 – Mathias Velho)
EMEF Pernambuco (Rua Capistrano de Abreu, 1721 – Niterói).