Um gerador foi instalado na Casa de Bombas 2, localizada no final da Rua Gravataí, bairro Niterói, onde, no dia 9 de março, ocorreu uma descarga elétrica (raio) que causou o desarme da rede externa. A RGE foi chamada, e quando a energia foi religada, houve um estouro no painel da CB 2.
A empresa que realiza a manutenção corretiva e preventiva constatou a queima de componentes internos que conectam a energização das bombas. De acordo com o secretário de Obras, Sérgio Giuno, foi aberta a caixa subterrânea que distribui os cabos aos quatro conjuntos motor-bombas, onde foi constatada também a queima e avaria de alguns cabos.
“Para reativar a CB 2, é necessária a substituição de peças e de parte dos cabos. Estamos buscando fornecedores dos componentes avariados no mercado que, no atual momento não existem em pronta entrega. Nesse período, deixaremos o gerador instalado. Informamos ainda que solicitamos apoio à SMSU, que imediatamente nos atendeu através de contratos sob sua gestão”, relata Giuno.
Trabalho preventivo
Ainda em janeiro, assim que a atual administração tomou posse, foi providenciada a limpeza e manutenção permanente de todas as casas de bombas da cidade de Canoas. O trabalho preventivo é constante, para que a cidade não venha a sofrer alagamentos na ocorrência de chuvas fortes.
Atenção!
A Defesa Civil alerta para risco de chuva forte ainda hoje. Em caso de emergência, os serviços podem ser acionados pelo telefone 99322.5764.