A Prefeitura de Canoas, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, vai restaurar e reflorestar uma área em torno do Rio Gravataí, onde ainda há resquícios de Mata Atlântica. Ao todo, 5 mil mudas, entre vegetação e árvores nativas e frutíferas, devem ser plantadas no local, com recuperação da mata ciliar e plantio de plantas habituadas a áreas úmidas na extensão em que o rio transborda em determinados períodos do ano.
O secretário da pasta, Paulo Ritter, afirma que ainda no mês de junho, serão plantadas 5 mil mudas de árvores. “Vamos investir mais de R$ 330 mil de recursos vinculados na recuperação da beira do Rio Gravataí. Vamos também destinar parte da área para o plantio de mudas que estimulem a proliferação de abelhas sem ferrão”, explica Ritter.
Tendo em vista a importância ambiental e a biodiversidade das margens do Rio Gravataí, também será construído um mirante no local, destinado, principalmente, para a Educação Ambiental.
Entre as principais mudas nativas a serem plantadas na área estão a pitangueira, cerejeira, araçá, guabiju, goiaba, guabiroba, corticeiras do banhado, jerivá, butiazeiro, entre outras.