O vice-prefeito, Nedy de Vargas Marques, e o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos, participaram, na manhã desta quinta-feira (2), de reunião com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza. O encontro, a pedido da Associação dos Municípios da Região Metropolitana da Grande Porto Alegre (Granpal), teve como pauta principal a mobilização dos gestores por mudanças no programa Assistir, do governo do Estado, que cria novos critérios para a distribuição de incentivos hospitalares.
Desde o lançamento, no início de agosto, o Assistir tem gerado discordâncias entre o governo estadual e prefeituras da região metropolitana, que projetam perdas na área da saúde, a partir do novo modelo de repasse dos recursos financeiros, e questionam o curto prazo para adequação. Com a alteração nos critérios, Canoas seria o município mais prejudicado. “Canoas não pode perder R$ 82 milhões por ano, sob pena de a nossa comunidade e a de outros municípios atendidos pelos nossos hospitais sofrerem um prejuízo irreparável”, enfatizou Nedy.
Sensível às reivindicações apresentadas pelos municípios, o presidente da ALRS se comprometeu a incluir o tema nos debates promovidos no âmbito da Casa Legislativa. Para isso, deverá ser instalada uma Comissão de Representação Externa. Na reunião, também foram abordados os problemas do transporte público metropolitano e o projeto que trata da regionalização do saneamento básico no Estado, em tramitação na Assembleia.
Mudanças no programa Assistir serão discutidas por comissão
A sugestão de criação do grupo de trabalho foi apresentada pelo prefeito de Canoas, Jairo Jorge, nesta segunda-feira (30), durante reunião com o governador Eduardo Leite.