Um dos maiores desafios da educação brasileira, a formação continuada de professores, está sendo enfrentado pela Secretaria da Educação de Canoas como uma das estratégias primordiais para alavancar a qualidade do ensino na cidade.
Nesta quinta (2) e sexta-feira (3), cerca de 90 professores das Escolas Municipais de Educação Infantil estão passando por uma formação na sede da UniRitter. O objetivo é garantir que os gestores escolares repassem as experiências adquiridas e proporcionem uma alfabetização efetiva como base para a trajetória escolar de todas as crianças.
O Pacto pela Educação, lançado em abril de 2021, consiste no esforço integrado de melhorar a qualidade do ensino na cidade, aumentando o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A qualificação dos educadores concentra os esforços no alcance dessa e de outras metas.
A secretária Beth Colombo considera que o programa Pacto pela Educação é um dos grandes desafios da gestão. “Todos estamos engajados na missão de melhorar a qualidade do ensino da nossa cidade e, dentro desta lógica, o Pacto pela Educação vem para fazer parte deste projeto. Capacitar e aperfeiçoar o corpo docente é o nosso esforço no sentido de cumprir a meta do programa, que é a alfabetização até os oito anos de idade, fazendo com que isso reflita também na melhoria dos índices educacionais aqui de Canoas”, declarou.
Pacto pela Alfabetização na Idade Certa O programa Pacto pela Alfabetização na Idade Certa tem objetivo de incentivar o letramento e a alfabetização nas escolas da rede municipal de ensino. É um compromisso formal, assumido junto ao Governo Federal, para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.