Com o objetivo de sensibilizar a sociedade para o combate das diversas formas de violência cometida contra a pessoa idosa, a Diretoria do Idoso da Prefeitura de Canoas realizou nesta sexta-feira (15) uma série de atividades no Calçadão. Entre elas, oficina de primeiros socorros com o Corpo de Bombeiros e atividade cultural com a presença do rei e da rainha da 3ª idade do Município de Canoas e integrantes do Programa Gerações.
Segundo o diretor da Diretoria do Idoso, Pedro Sabino, as ações visam conscientizar a sociedade no combate à violência contra os idosos: “essa ação é importante porque muitos idosos não sabem que estão sofrendo violência ou não querem aceitar, isso porque aproximadamente 90% dos agressores são familiares próximos. Além da sensibilização e da ação informativa, procuramos promover um envelhecimento ativo e saudável com atividades culturais”. Sabino ainda explica que a Diretoria atua na rede de proteção ao idoso, proporcionando ações de prevenção e de mediação de conflitos.
A oficina de primeiros socorros com o Corpo de Bombeiros reuniu dezenas de pessoas no Calçadão e teve o objetivo de orientação: “buscamos orientar os idosos na prevenção de acidentes domésticos e no reconhecimento de sintomas de algumas doenças. Bem como, explicamos como eles devem agir para o acionamento do SAMU ou dos Bombeiros, no caso de alguma ocorrência”, explica o Soldado Leote, do 8º Batalhão de Bombeiros.
Violência contra o idoso
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a violência contra a pessoa idosa consiste em ações ou omissões cometidas contra integridade física e emocional de pessoas de 60 anos ou mais. Algumas formas de violência são: física, negligência e abandono, sexual, econômico-financeira e patrimonial, autoagressão, autonegligência e violência psicológica. O idoso que estiver sofrendo algum tipo de violência ou quem estiver ciente de algum caso, deve denunciar pelo Disque 100 ou entrar em contato com a Diretoria da Pessoa Idosa.