Roda de poesia, leitura, música, abraços em x, brincadeiras de apresentações, luzes, balões e muita fantasia foi o clima da homenagem aos alfabetizadores e professores. O encontro mágico e transformador aconteceu nesta sexta-feira (14), na Associação dos Servidores Municipais de Canoas (ASMC) e foi recheado de histórias e experiências compartilhadas pelo escritor Kalunga.
Além de escritor de literatura infantil e infantojuvenil, Kalunga é poeta, instrumentista, oficineiro, compositor e palestrante. Para ele, a alfabetização pode acontecer de uma maneira muito ampla, através da literatura ou do beabá da sala de aula com brincadeira.
O autor trata com muito carinho e atenção a alfabetização. “Eu acho que isso começou desde o momento que eu era aluno. A gente vai carregando tudo aquilo que um dia ouviu falar, que ensinaram pra gente. Como eu sempre respeitei muito os professores, conviver com eles agora em uma outra situação, de escritor para professor, é gratificante. Eu vejo como é necessário aquele primeiro passo que eles nos ensinam a dar e isso acontece na literatura, na vida e no dia a dia da gente”.
A secretária de Educação, Beth Colombo, destaca que a alfabetização é um momento único, pois desperta nas crianças o interesse pela leitura. “É lá na sala de aula que o mundo começa a ter cor, palavras e significados”.
Ela aproveitou a oportunidade para parabenizar todos os educadores. Eu quero deixar uma palavra de gratidão, por ainda estarem na sala de aula lutando para encantar novamente os nossos alunos, que ficaram dois anos fora das salas de aula. Parabéns!”, destacou .
Sobre o Pacto pela Alfabetização
O Pacto pela Alfabetização atua para garantir o direito constitucional de cada criança à educação básica de qualidade. Utiliza uma metodologia baseada em evidências que permite acompanhar o desenvolvimento de cada aluno, cada turma e cada escola, avaliando conquistas e corrigindo lacunas de aprendizagem sempre que necessário.
O programa ainda oferece apoio à prática pedagógica dos professores, por meio de capacitações; realiza modelagem de gestão, qualificando os processos de gestão do ensino e aprendizagem; e incentiva a atuação em rede, unindo pais, professores, gestores e demais membros da comunidade escolar pelo sonho da alfabetização.