Notícias

//
Educação

Educação esclarece sobre Programa Gestão Compartilhada

Clique para ouvir esta notícia

Compartilhe

Sobre as recentes manifestações acerca dos valores repassados às Escolas de Ensino Fundamental através do Programa Gestão Compartilhada, a Secretaria Municipal da Educação (SME) de Canoas informa:

A Lei Municipal nº 5.968, de 17 dezembro de 2015, define o valor a ser repassado para cada instituição tendo como referência o número de alunos matriculados na escola. De acordo com o artigo 4 da lei, os repasses a serem enviados paras as escolas municipais devem observar o seguinte parâmetro mínimo:

Educação infantil – 36 URMs por aluno/ano;

Ensino fundamental – 12 URMs por aluno/ano.

Sendo assim, todos os valores enviados pelo Executivo Municipal às escolas da rede pública da cidade estão dentro da legalidade, pois, obedecem à legislação vigente. 

Informamos, ainda, que a gestão compartilhada é uma verba de gerenciamento do CPM e da direção, cabendo à escola definir como melhor aplicar os recursos.

Acerca do boato sobre o fim das cantinas em escolas, a SME esclarece que, por ora, não existe nenhuma previsão da aplicação da Lei Estadual, que proíbe a venda de determinados alimentos em escolas, em Canoas. Já que legislação ainda precisa ser regulamentada em todo estado. Atualmente, a comunidade escolar é quem determina quais alimentos e como serão comercializados nas instituições de ensino.