Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/06/reduzidas_21_06_2023-ABERTURA-SEMANA-DE-CANOAS-PAMELLA_MENDES-20.jpg
Administração municipal Semana de Canoas

Entrega da medalha Pinto Bandeira marca abertura da Semana de Canoas

Honraria máxima da cidade homenageou dez personalidades
Clique para ouvir esta notícia

Compartilhe

Com a entrega da maior honraria do município, iniciou, nesta quarta-feira (21), a programação da Semana de Canoas. Dez personalidades, com relevantes serviços prestados à comunidade, receberam do prefeito Jairo Jorge a outorga da medalha Pinto Bandeira, em ato realizado em frente ao Paço Municipal.

“É motivo de muita alegria estar entregando para essas dez personalidades ilustres a maior honraria de Canoas. Estamos em um momento que exige união de esforços para o bem maior, que é o desenvolvimento do município. Além disso, estamos dando início à Semana que marca o aniversário da nossa querida cidade, com uma programação que inclui mais do que entregas ou anúncios, mas presentes à população. Afinal, são os canoenses que fazem a cidade viver”, exaltou o prefeito.

Receberam a medalha: o deputado federal e ex-prefeito Luiz Carlos Busato; a desembargadora Íris Helena Medeiros Nogueira; o presidente da Ação Santa Isabel, Everton Alfonsín; o pesquisador chileno Cláudio Sule Fernandes; o advogado Vinícius Ludwig Valdez; as servidoras públicas Laci Maria de Paula Souza e Maria Inês Raupp e o presidente da ABC Canoas Luis Antônio Possebon. O médico Ednilson Decarlo Oliveira Lautenschlager e o advogado David Jovino Giacomini foram homenageados in memorian, com a medalha sendo recebida, respectivamente, pela viúva Denise Machado e pelo filho Dani Leonardo Giacomini.

“A política é feita de gestos. E gestos como esse e outros que já haviam sido feitos ilustram um momento de união que é histórico para Canoas. Fico muito feliz e emocionado em receber, assim como meu pai já havia recebido, a honraria máxima do nosso município das mãos do prefeito Jairo Jorge”, destacou Luiz Carlos Busato.

Canoense nato, Luis Antônio Possebon, 80 anos, tem uma vida dedicada à cidade. Emocionado, o atual presidente da Associação Beneficente Canoas, agradeceu a honraria. “Hoje é um dia marcante na minha vida, não esperava receber a medalha e nem vir aqui discursar, por isso é um momento duplamente especial. Poder fazer parte da história desta cidade tão querida é algo muito significativo e motivo de muito orgulho”, relatou.

Especialista em gestão de governos municipais e regionais e metodólogo em participação cidadã, Cláudio Sule reforçou o significado de receber a homenagem em Canoas. “Tenho um carinho especial por essa cidade, que é referência mundial em participação popular. É uma honra muito grande poder estar presente aqui nas últimas semanas, conhecendo a cidade e, agora, sendo agraciado com esta medalha”, relatou.

“Estar aqui, junto com pessoas que dedicam a vida a servir e lutar pelo bem-estar do próximo, é um momento muito significativo. É um dia muito especial, que marca também o início da programação que celebra o aniversário desta cidade pujante, que se destaca pelas excelentes políticas públicas voltadas à população”, ressaltou a desembargadora e presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Iris Helena Medeiros Nogueira.

Medalha Pinto Bandeira

Criada pelo decreto 159, de 1981, a medalha Pinto Bandeira é a honraria máxima da cidade de Canoas, a outorga de reconhecimento público e gratidão à pessoa que a recebe. A medalha homenageia a figura de Francisco Pinto Bandeira, que iniciou o povoamento do município em 1733. Destina-se a personalidades que tiverem prestado serviços relevantes em favor do ser humano, do município de Canoas, do estado ou do país.

Escritório de Comunicação - ECOM