Como uma forma de garantir a frequência dos estudantes da rede municipal, a Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou uma busca ativa de alunos evadidos. A ação, realizada no sábado (24), localizou 61 estudantes da região Noroeste, que constam com infrequência grave ou evadidos. Ações de busca ativa ainda devem ocorrer nos demais quadrantes.
A iniciativa integra o programa Tempo de Cuidar. Além dessa ação, já foi realizada formação com orientadores educacionais sobre o preenchimento da Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente (FICAI) e organização de manual com instruções sobre busca ativa e acompanhamento de estudantes. As escolas também recebem suporte diário para o esclarecimento de dúvidas e como garantir a permanência dos estudantes que estão retornando.
“Por meio da busca ativa, temos a possibilidade de conhecer e conversar com as famílias, para entender os motivos pelos quais os estudantes estão fora da escola. Já estamos recebendo informação de que as famílias estão buscando a escola para regularizarem sua situação das crianças e adolescentes, seja retornando às turmas de origem ou matriculando-os na Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, ressalta a gestora do programa Tempo de Cuidar, Grazielli Fernandes.