Podem se inscrever no Microcrédito Cultural pessoas físicas ou jurídicas, residentes ou com sede em Canoas. Entre as áreas que podem participar estão: Artes Visuais; Audiovisual e Cinema; Dança; Patrimônio Cultural; Cultura Afro-brasileira; Capoeira; Tradição e Folclore; Artes Cênicas; Livro, Leitura e Literatura; Música.
Segundo a moradora do bairro Mathias Velho e professora de educação física, Lidi Pagliarini, 48 anos, a realização de seu projeto “De Aquarela Criativa a Inclusiva” foi possível por meio do Microcrédito Cultural. “Desde 2009, atuo em prol da inclusão. Por isso, inseri a prática da dança e artes visuais para pessoas com deficiência no meu projeto e, graças ao Microcrédito, estou ministrando aulas gratuitas para esse público”, conta.
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Eliezer Pacheco, a iniciativa tem como objetivo incentivar a diversidade cultural com aporte financeiro aos que precisam de apoio para a realização de projetos. Desde sua primeira edição, em 2009, o programa já recebeu a inscrição de 950 projetos, com 307 contemplados.