A peça de teatro sobre a obra Hamlet, de William Shakespeare, e uma apresentação do grupo de flautas formado por alunos marcaram a abertura do II Encontro Municipal de Artes na manhã deste sábado (29), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Erna Würth, de Canoas. Durante todo o dia, mais de 150 alunos de seis escolas do município participaram de diferentes atividades artísticas.
Além de exposições de desenhos e pinturas nas paredes da escola, os alunos ainda participaram de oficinas de fotografia, cianotipia, canto, artes visuais, dança, jogos e improviso, música, desenho de observação da natureza e montagem de cenas de teatro com o apoio de tecnologias digitais. O evento contou também com a exposição “Somente Asas”, da artista canoense Zulaine Santos, que ministrou uma palestra sobre fotografia. O evento foi encerrado com uma apresentação coletiva de música.
Segundo a diretora da escola, Jane Machado Barbosa, a atividade teve como objetivo promover o encontro das artes que pulsam nas escolas e dar visibilidade ao trabalho realizado pelos professores dentro da sala de aula. “O evento também oportuniza a troca de experiências entre os professores e alunos de diferentes escolas por meio da prática artística, fortalecendo a área de arte como componente essencial para a formação integral dos alunos”, explica Jane.
A aluna do sétimo ano, Steicy de Souza Rodrigues, que sonha em ser atriz, encontrou no evento uma oportunidade de mostrar seu talento. “O teatro é uma paixão que eu tenho e a escola está me dando a oportunidade de aprender e me desenvolver como atriz. “Quanto mais coisas novas eu aprendo, mais motivada eu fico para aprender mais. E a arte é um das formas mais divertidas para adquirir novos conhecimentos”, comenta.
A secretária da Educação (SME), Neka Escobar, esteve presente no Encontro e ressalta: “Essa é uma oportunidade para que os estudantes ingressam na escola fora do horário de aula para aprender mais. E ensinar pela arte é essencial para a formação dos alunos, pois desperta a criatividade, ajuda a criança a mostrar os seus sentimentos e auxilia na inserção social dos alunos”.