CEIA-Capacitação Educação Inclusiva Acessibilidade

No CEIA os alunos recebem Atendimento Educacional Especializado no turno inverso ao das aulas. Neste espaço, são realizados atendimentos com o apoio de profissionais especializados.

PÚBLICO ALVO
Alunos oriundos das Escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental da Rede Municipal e  Escolas Conveniadas.

– Alunos com deficiência ( Física; Intelectual e Sensorial)
– Altas Habilidades/Superdotação;
– Transtorno do Espectro Autista (TEA).

CORPO DOCENTE

Equipe Multiprofissional constituída por Professores da Rede Municipal, com formação em nível de graduação e/ou pós-graduação, profissionais das áreas de Pedagogia, Psicopedagogia, Alfabetização, Psicomotricidade, Psicologia, Fonoaudiologia e Assistência Social.
Especialização AEE – Atendimento Educacional Especializado.

ORGANIZAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA

1ª Dimensão
Atendimento ao Aluno

Triagem
Os alunos encaminhados pelas Escolas da Rede Municipal e Conveniadas  através da DEIN/SME para atendimento no Centro, passam por um processo de investigação e anamnese a fim que se defina a área de atendimento, para contemplar suas Necessidades Educacionais Especiais-NEE. Estes alunos deverão ser público alvo da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e poderão ser atendidos em uma ou duas áreas.

2ª Dimensão:
Atendimento à Família

Enquanto o aluno está sendo atendido por um profissional especializado, é obrigatório a participação dos pais e/ou cuidadores nos grupos de orientação, discussão e trocas de experiências.

3ª Dimensão:
Formação Docente e Assessoria

Os profissionais do Centro propõem e oferecem assessoria pedagógica e formação continuada às Escolas da Rede e conveniadas nas questões relativas à inclusão.

CONSELHO DE CLASSE E DEVOLUTIVAS ÀS ESCOLAS E ÀS FAMÍLIAS

Conselho Semestral
Ao final de cada semestre, será realizado conselho com a participação dos profissionais que atuam no Centro para acompanhamento do processo de desenvolvimento do aluno, o qual irá definir a permanência, troca de área de atendimento ou liberação do mesmo.

Devolutivas às Escolas

Anualmente são organizados dois momentos de trocas de informações com as Escolas (devolutivas):
Ao término dos atendimentos do primeiro semestre, quando houver necessidade,às Escolas serão chamadas ao Centro para troca de informações, com o objetivo de revisar e reestruturar, caso necessário, o plano de metas.
 Ao final do ano, após o conselho, todas as Escolas serão chamadas a participar das devolutivas, onde ocorrerá a troca de informações, entrega dos pareceres e discussões sobre os resultados obtidos de todos os alunos, bem como os encaminhamentos necessários referentes a cada aluno atendido no Centro.

ÁREAS DE ABRANGÊNCIA

Atendimento às famílias;
Assistente Social;
Fonoaudiologia;
Psicomotricidade;
Psicopedagogia;
Psicologia;
Estimulação Precoce  e Psicopedagogia Inicial;
Formação Docente;
Projeto Casulo (Cidadania).

Atividade do CEIA para a XX Semana Municipal
da Pessoa com Deficiência 2017

23/08 – quarta-feira
Manhã e Tarde – Atividades integrando alunos e familiares;

24/08 – quinta-feira

Manhã – Cine Debate com o grupo de família;
Tarde –  14h ás 15h  – Roda de Capoeira Inclusiva em parceria com a ADEVIC;

25/08 – sexta-feira
Manhã – 8h30min às 11h  – Oficina Trabalhando o aluno com baixa Visão – Inscrições com vagas limitadas (30 pessoas)