CEIA-Capacitação Educação Inclusiva Acessibilidade
No CEIA, os alunos recebem Atendimento Educacional Especializado no turno inverso ao das aulas. Neste espaço, são realizados atendimentos com o apoio de profissionais especializados.
PÚBLICO-ALVO
Alunos oriundos das Escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental da Rede Municipal e escolas conveniadas.
– Alunos com deficiência ( Física; Intelectual e Sensorial)
– Altas Habilidades/Superdotação;
– Transtorno do Espectro Autista (TEA).
CORPO DOCENTE
Equipe Multiprofissional constituída por professores da Rede Municipal, com formação em nível de graduação e/ou pós-graduação, profissionais das áreas de Pedagogia, Psicopedagogia, Alfabetização, Psicomotricidade, Psicologia, Fonoaudiologia e Assistência Social.
Especialização AEE – Atendimento Educacional Especializado.
ORGANIZAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA
1ª Dimensão
Atendimento ao aluno
Triagem
Os alunos encaminhados pelas Escolas da Rede Municipal e conveniadas, através da DEIN/SME para atendimento no Centro, passam por um processo de investigação e análise, a fim que se defina a área de atendimento, para contemplar suas Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Estes alunos deverão ser público-alvo da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e poderão ser atendidos em uma ou duas áreas.
2ª Dimensão:
Atendimento à família
Enquanto o aluno está sendo atendido por um profissional especializado, é obrigatória a participação dos pais e/ou cuidadores nos grupos de orientação, discussão e trocas de experiências.
3ª Dimensão:
Formação docente e Assessoria
Os profissionais do Centro propõem e oferecem assessoria pedagógica e formação continuada às Escolas da Rede e conveniadas nas questões relativas à inclusão.
CONSELHO DE CLASSE E DEVOLUTIVAS ÀS ESCOLAS E ÀS FAMÍLIAS
Conselho Semestral
Ao final de cada semestre, será realizado conselho com a participação dos profissionais que atuam no Centro para acompanhamento do processo de desenvolvimento do aluno, o qual irá definir a permanência, troca de área de atendimento ou liberação do mesmo.
Devolutivas às escolas
Anualmente são organizados dois momentos de trocas de informações com as Escolas (devolutivas):
Ao término dos atendimentos do primeiro semestre, quando houver necessidade,às Escolas serão chamadas ao Centro para troca de informações, com o objetivo de revisar e reestruturar, caso necessário, o plano de metas.
Ao final do ano, após o conselho, todas as Escolas serão chamadas a participar das devolutivas, onde ocorrerá a troca de informações, entrega dos pareceres e discussões sobre os resultados obtidos de todos os alunos, bem como os encaminhamentos necessários referentes a cada aluno atendido no Centro.
ÁREAS DE ABRANGÊNCIA
Atendimento às famílias;
Assistente Social;
Fonoaudiologia;
Psicomotricidade;
Psicopedagogia;
Psicologia;
Estimulação Precoce e Psicopedagogia Inicial;
Formação Docente;
Projeto Casulo (Cidadania).