A equipe da Associação Gaúcha de Futebol para Cegos (AGAFUC), conquistou, no último domingo (26), a Supercopa do Brasil de Futebol Cinco. A competição foi disputada em São Paulo, entre os dias 22 e 26 de março, com organização da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV). Este é o quarto título consecutivo da equipe canoense no torneio.
O time realizou a preparação para o torneio no Centro Esportivo São Luís, com equipamento esportivo e apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL), e contou com todos os atletas à disposição, incluindo o melhor jogador do mundo na modalidade, Ricardinho Alves, autor do gol do título. Outro destaque da equipe foi o goleiro Luan Lacerda, eleito o melhor jogador do torneio.
O técnico da equipe, Rafael Astrada, destacou a importância do título. “Essa conquista foi muito importante para dar continuidade ao trabalho planejado para o ano. Em nossa próxima competição, o Regional Sul-Sudeste de futebol de Cegos, que será em Maio, também em São Paulo, vamos poupar os atletas da seleção, mas nossa equipe continuará bem competitiva e vamos tentar o nosso 8º título regional.
Sobre a AGAFUC
A Associação Gaúcha de Futsal para Cegos foi fundada em novembro de 2010, com a proposta de qualificar e profissionalizar o processo de Gestão do Futebol de Cinco (Futsal para cegos) com foco no esporte de alto rendimento, promoção e divulgação deste esporte junto às demais entidades de apoio aos cegos e portadores de deficiências visuais. A equipe é localizada em Canoas e treina no Centro Esportivo São Luís com equipamento da Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL).