//
Assistência Social
Agricultura familiar abastece entidades socioassistenciais com alimentos frescos em Canoas

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Diretoria de Segurança Alimentar e Inclusão Produtiva (DSAIP), retomou no final de abril de 2025 a aquisição de alimentos da agricultura familiar para doação a entidades socioassistenciais cadastradas no município. As inscrições para participação no programa ocorrem anualmente e foram encerradas em dezembro do ano passado. Neste momento, estão sendo atendidas apenas as entidades previamente inscritas.
As entregas dos alimentos seguem um cronograma semanal: nas terças-feiras e nas manhãs de quarta, a Diretoria recebe os produtos dos agricultores familiares. Já nas tardes de quarta e durante toda a quinta-feira, os alimentos são distribuídos diretamente às entidades beneficiadas e às cozinhas solidárias. Os produtos são utilizados tanto na produção de refeições quanto na montagem de kits alimentares para as famílias atendidas.
A iniciativa promove o escoamento da produção de agricultores familiares, ao mesmo tempo em que reforça a segurança alimentar da população atendida pelas entidades socioassistenciais. “A agricultura familiar também é uma forma de oportunizar a população a recomeçar, alavancar a economia do município e garantir alimentação de qualidade para quem mais precisa”, destaca o secretário de Assistência Social, Márcio Freitas.