Alunos da EMEF Assis Brasil participam de atividade sobre transparência pública

Foto: Bruna Ourique/PMC
Na quinta-feira (26), alunos da EMEF Assis Brasil participaram de uma atividade lúdica, promovida pela Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC), como parte da formação trimestral da equipe da pasta. A proposta foi aproximar as crianças da gestão pública e mostrar, de forma acessível e interativa, como funciona o trabalho da secretaria e a importância da participação cidadã na melhoria dos serviços públicos, sobretudo pela linguagem simples.
A dinâmica contou com a presença de 11 estudantes do 1º ao 9º ano, e foi desenvolvida a partir da metodologia do design thinking, uma abordagem que estimula a criatividade, a empatia e a resolução de problemas e promove a troca de saberes. As crianças tiveram a oportunidade de compartilhar suas motivações para frequentar a escola e, em seguida, ouviram explicações sobre como a SMTC atua no monitoramento da gestão e na promoção da transparência administrativa. O grande desafio para os adultos era que as crianças precisavam entender o trabalho deles, o que estimulou a linguagem simples e direta dos servidores.
Na ocasião, a SMTC contou com uma palestra lúdica do secretário de Comunicação, Edson Gandolfi, sobre fluxo de processos, além de uma análise conjunta dos dados oriundos da pasta. Outra questão importante foi a construção de projetos coletivos, em que foram materializadas propostas como a criação de um APP aos cidadãos e a criação de salas humanizados de oitivas, entre outros projetos que devem ser colocados em prática.
As atividades também contaram com a participação das diretorias do CAC e do Procon de Canoas. Para o secretário da SMTC, Gustavo Ferenci, experiências como essa ajudam a formar cidadãos mais conscientes, engajados e informados sobre o papel do poder público, além de prepararem os servidores para melhorar o relacionamento com as pessoas.