A criançada da EMEI Vó Picucha tem um contato diferente com a natureza e o meio ambiente. No pátio da escola, a direção organizou um espaço para horta e compostagem. Nesta terça-feira (23), foi realizada uma visita conjunta entre as Secretarias da Educação, do Meio Ambiente e a Emater até o local. O objetivo foi avaliar o desenvolvimento do projeto e planejar novas atividades de gestão e educação ambiental com as crianças, bem como a possibilidade da expansão do espaço.
Salsa, orégano, alecrim e tempero verde são algumas das plantas cultivadas no local, utilizadas, inclusive, para o preparo das refeições na escola. A gestora da EMEI, Vanessa Sczymczak, explica que a área utilizada para criação da horta era um espaço abandonado, que foi limpo para utilização dos alunos. “Nossa ideia é trabalhar a consciência deles junto com a prática. Para isso, chamamos as famílias para vir junto com as crianças plantar, e isso foi muito importante para o engajamento deles com o projeto”, ressaltou.
Quem se engajou bastante no plantio foi o Lorenzo Tavares, 4 anos, que mostra orgulhoso todas as mudas que cultivou com a avó Raquel. “Todas essas aqui eu fiz, quando a profe falou que a gente ia começar a plantar, eu chamei a minha vó Raquel para vir me ajudar. Gosto muito de todas elas, já estão ficando bem bonitas”, falou o menino.
A chefe da Unidade de Saneamento da SMMA, Silvia Coan, comentou sobre a atividade. “Essa escola já faz um trabalho muito bacana de gestão ambiental com as crianças. Nosso objetivo aqui é dar subsídios para que possam aprimorar ainda mais esse trabalho, tanto com a expansão do espaço de plantio e o desenvolvimento de projetos de educação ambiental com as crianças”, destacou.
Texto: Gabriel Amaral – PMC Edição: Gustavo Gerlach – PMC