Cerca de 30 estudantes, entre nove e 14 anos, das EMEFs Assis Brasil e Ceará participaram, na manhã desta segunda-feira (29), de aulas de iniciação científica, no campus da UniRitter, em Canoas. Os participantes integram o programa Forças no Esporte (Profesp), que oportuniza atividades lúdicas no contraturno escolar a alunos em situação de vulnerabilidade social.
Ainda nesta semana, alunos das EMEFs Irmão Pedro e Farroupilha, que também fazem parte do Profesp, realizarão a mesma visita. “Nosso objetivo é proporcionar a todos esses estudantes uma vivência tecnológica em uma estrutura como essa. Aqui, eles podem trabalhar temas como iniciação científica e robótica”, destacou a coordenadora pedagógica Cristiane Bernardes De Boite.
Rafael do Couto, 10 anos, aluno da EMEF Ceará, gostou da experiência. “Eu adorei participar, a gente vê várias coisas novas e aprendemos bastante também. O projeto todo é muito bacana, dá para praticar esportes, conhecer pessoas novas e essas atividades que não temos na escola”, falou.
O Profesp, iniciativa do governo federal, oferece a cerca de 170 crianças e jovens de Canoas, selecionados nas escolas com base em questões sociais, a oportunidade de participar de atividades esportivas e que visam à educação integral. Na cidade, as ações acontecem no V Comar e na Base Aérea de Canoas.
Texto: Gabriel Amaral – PMC Edição: Carina Jung – PMC