Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/08/WhatsApp-Image-2022-08-16-at-15.32.37.jpeg

Alunos das escolas afetadas pelo vendaval em Canoas terão aulas recuperadas até dezembro

Download Imagem Original

Foto: Guilherme Pereira

Após o forte temporal que atingiu Canoas nessa segunda-feira (15), todas as 83 escolas da rede municipal de ensino sofreram algum tipo de dano, sendo 28 com avarias medianas e oito em situação mais grave. Destas oito escolas, seis necessitaram cancelar as aulas até esta sexta-feira (19), quando uma nova avaliação será feita pela Secretaria Municipal de Educação (SME). 

As EMEFs Rondônia, Irmão Pedro, Guajuviras, Erna Wurth, Walter Perrachi, Theodoro Bogen, Edgar Fontoura e a EMEI Teresinha Tergolina foram as instituições mais atingidas pelo temporal. Porém, as EMEF Theodoro Bogen e Erna Wurth retornam às aulas ainda nesta quinta-feira (18). Todas as outras instituições de ensino municipal tiveram aulas normalmente nesta quarta-feira (17).

Conforme a secretária de Educação de Canoas, Beth Colombo, as aulas serão recuperadas conforme calendário que a Diretoria Pedagógica está elaborando. “Precisamos ter a certeza do número de dias que estaremos sem atividades nas escolas antes de divulgarmos o calendário de recuperação. Além do dano nas escolas”, afirma.

“Alguns professores também tiveram suas casas muito afetadas pelo temporal, mas estamos todos empenhados e trabalhando em conjunto para solucionarmos estes problemas o mais rápido possível, sem prejudicar os alunos”, garante.

Vistorias e ações de limpeza foram realizadas na terça-feira

A Secretaria de Educação realizou vistoria em todas as 70 escolas do município nessa terça-feira, após o final do temporal que teve ventos de até 120 km/h. “Todas as nossas equipes foram mobilizadas para resolver o máximo de problemas ainda na terça-feira. As que sobraram foram realmente as mais danificadas, como a EMEF Rondônia, por exemplo”, destaca a secretária Beth.

Auxiliando na limpeza da fachada, a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rondônia, no bairro Estância Velha, Virgínia Mello, ficou impressionada com o estrago. “Essa região foi uma das mais atingidas. A vizinha me avisou ontem à noite que as telhas tinham começado a voar. Viemos até aqui para ver, mas não tínhamos dimensão do estrago. Foram mais de 100 telhas arrancadas. Sorte é que nossa escola é composta de laje, o que acabou amenizando os estragos”, destacou.

Classificação de risco das escolas

As escolas que tiveram maior avaria estarão com as aulas suspensas até sexta-feira (19), quando passarão por uma nova avaliação para averiguação das condições na estrutura.

– EMEF RONDÔNIA
– EMEF IRMÃO PEDRO
– EMEF GUAJUVIRAS
– EMEF EDGAR FONTOURA
– EMEI TERGOLINA
– EMEF WALTER PERACCHI

Confira o edital atualizado com as orientações sobre as aulas em Canoas.

Diário Oficial – Publicação

Escritório de Comunicação PMC

[addtoany]