A partir desta terça-feira (6), os alunos matriculados no curso de montador de equipamentos eletrônicos, do Programa Qualifica Canoas, passam a receber subsídio para o transporte público de 50%. O benefício foi garantido através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE).
De acordo com o titular da pasta, Airton Souza, muitos alunos estão desempregados e apresentavam dificuldades de deslocamento. “No início, tivemos algumas desistências, e percebemos que o motivo foi o custo com o transporte. Por isso, em negociação com a Sogal, conseguimos esse benefício para os alunos”, comenta Airton.
Programa Qualifica Canoas
O Programa Qualifica Canoas visa formar mão de obra qualificada para o Parque Canoas de Inovação. O primeiro curso é o de montador de equipamentos eletrônicos, que teve 150 vagas abertas, e é desenvolvido pelo Instituto Empresarial de Incubação e Inovação Tecnológica (IEITEC).
Na primeira fase, são duas turmas de 25 alunos pelo turno da manhã, das 8h às 12h, e duas turmas no turno da tarde, das 13h30 às 17h30, totalizando 240 horas/aula. O curso está dividido em três módulos, que devem abordar conhecimentos básicos e específicos, além de aulas práticas. As aulas iniciaram em janeiro e se estendem até abril. O mesmo curso terá uma segunda edição, com mais 50 vagas.
Segundo o secretário Airton Souza, pela especificidade das empresas do PCI, que são voltadas para o segmento de eletroeletrônicos, tecnologia da informação, automação e controle para desenvolver produtos e serviços de inovação, a preocupação do Executivo Municipal é com a qualificação da mão de obra, pois a prioridade será empregar trabalhadores de Canoas.