Canoas começou a aplicar nesta segunda-feira (13) a dose de reforço contra a Covid-19 em idosos. Seguindo a orientação do governo do Estado, podem receber a terceira dose, neste momento, apenas moradores de instituições de longa permanência de idosos (ILPIs) maiores de 60 anos e que já completaram o esquema vacinal (duas doses ou dose única) há, no mínimo, seis meses. No primeiro dia, 142 idosos foram vacinados.
Vilma Martins de Camargo, 85 anos, foi uma das primeiras a receber a terceira dose no município. “Acho esse cuidado ótimo, muito bom. Me sinto mais protegida”, contou.
Para a aplicação da dose de reforço, as equipes de saúde irão se deslocar até as instituições. É utilizado o imunizante da Pfizer, independentemente de qual vacina tenham recebido antes, segundo recomendação do Ministério da Saúde.
O cronograma segue ao longo da semana e as visitas serão agendadas com cada instituição, com base na data de conclusão do esquema de imunização dos moradores. Em Canoas, 812 idosos institucionalizados receberam a segunda dose do imunizante contra a Covid-19.