Foi aprovado na Câmara Municipal de Canoas na sessão desta quinta-feira (27), por unanimidade, o Projeto de Lei 59/2018, do Executivo municipal, que modifica o Plano Diretor Cicloviário em Canoas
A proposta original prevê mudanças no tamanho mínimo estabelecido para as ciclofaixas e das ciclovias a serem construídas, para que as ruas já existentes não sofram tanto impacto em seu gabarito original.
O projeto prevê que nos trechos unidirecionais (mão única), a medida mínima interna da ciclofaixa e da ciclovia deverá ser de 110 cm. Nos trechos bidirecionais (duas mãos), a medida mínima interna da ciclofaixa e ciclovia deverá ter 210 cm. A faixa de separação entre a ciclofaixa e a pista de rolamento deverá ter, no mínimo, 40 cm de largura, e conter separação.
A proposta que foi aprovada por 21 votos favoráveis teve uma emenda do Legislativo municipal que restringe a modificação ao traçado do projeto Caminho dos Parques, que pretende ligar o Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo), no bairro Marechal Rondon, ao Parque Eduardo Gomes (Parcão), no bairro Fátima.
De acordo com o secretário municipal adjunto de Projetos Estratégicos, Francisco Horbe, o maior mérito do projeto de lei é estabelecer um gabarito mínimo para as ciclovias, a fim de viabilizar o Caminho dos Parques.
A obra estava parada desde setembro em razão dessa incompatibilidade do projeto original com o Plano Diretor Cicloviário. O Caminho dos Parques tem 4,2 km de extensão. Com a aprovação do PL, a obra deve ser retomada em janeiro.