A Prefeitura de Canoas, através da Secretaria de Meio Ambiente, captou recursos junto ao Governo Estadual para recuperação de áreas de preservação permanente (APPs). A ação terá investimento de cerca de R$ 5 milhões, com contrapartida no valor de R$ 775.656,09 do município. Ao todo, cinco APPs serão atendidas com os recursos em Canoas.
Entre os resultados esperados, estão a recuperação dos mananciais, a preservação e a estabilidade da biodiversidade, a manutenção da fauna e flora associadas, o embelezamento da paisagem e a garantia de um ambiente ecologicamente equilibrado para as futuras gerações.
A geóloga Silvia Coan comentou sobre a importância do investimento e o objetivo das ações. “O projeto tem como foco a questão ambiental, de recuperação da mata ciliar e dos mananciais. Todas as áreas beneficiadas são públicas e contam com uma grande circulação de público, por isso os munícipes poderão contemplar e desfrutar dessas melhorias”, destacou.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Paulo Ritter, a recuperação dessas áreas é fundamental para a gestão.“Com a captação destes recursos junto ao governo do Estado, vamos poder atender uma demanda histórica do município de Canoas”, comentou.
A equipe técnica da SMMA realizou visitas para averiguar a situação dos cinco locais que serão contemplados:
Banhado da Praça Nelson Mandela; Lago grande do Parque Getúlio Vargas; Fonte da Praça Dona Josefina; Lago da Praça Décio Rosa; Lago do Parque da Figueira.
Também está prevista a aquisição de cerca de 1000 mudas de plantas nativas, que serão plantadas nos cinco locais beneficiados.