O mês de junho é dedicado à conscientização para a doação de sangue, por isso, é chamado de Junho Vermelho. No Hospital Universitário (HU) o Banco de Sangue funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. No primeiro sábado de cada mês também é momento de doar, das 8h às 16h e com agendamento, pelo telefone 3478.8200.
A Instituição está precisando de sangue de todos os tipos e é responsável pelo abastecimento de todos os hospitais de Canoas – HU, Pronto Socorro de Canoas, Graças e o da Base Aérea. Uma vantagem ao doador é a liberação da cobrança do estacionamento, desde que o veículo seja colocado no estacionamento atrás do HU, do prédio da Odontologia da Ulbra. O ticket é validado no Banco de Sangue e ao apresentar no guichê do estacionamento, não é cobrado.
Na manhã fria dessa quinta-feira (02/06), Fabrício Duarte, 31 anos, e Willian Natan, 26 anos, estavam doando sangue ao HU. Os dois ressaltaram que doar sangue é uma “forma de amor e de compaixão ao próximo”. Nenhum deles passou por alguma necessidade de sangue para começar a doar.
“Não custa nada fazer o bem”, destacaram, lembrando que sangue não se pode comprar, então só por amor e doação mesmo. “Com uma doação tu já ajudas um monte de gente. E sair do trabalho para doar é amparado por lei”, lembrou Fabrício. “É uma forma de dar amor e mais uma chance a quem precisa, além de salvar vidas”, falou Willian.
Condições básicas para doar:
Ter entre 18 e 60 anos para a primeira vez, ou até 69 anos se já é doador;
Jovens de 16 a 18 anos, desde que possuam autorização do responsável;
Ter 50 quilos ou mais;
Estar bem alimentado;
Não ter ingerido álcool e/ou comidas gordurosas nas últimas 12 horas;
Estar se sentindo bem, sem dores ou sintomas gripais.
Não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses.
Se o candidato a doador tiver dúvidas, é possível telefonar ao Banco de Sangue e solicitar mais orientações.