Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/07/capacitacao-canoas-do-bem_reduzidas_gustavo-garbino-2.jpg

Beneficiados do Canoas do Bem iniciam curso de capacitação ambiental

Download Imagem Original

Foto: Gustavo Garbino

Iniciou nesta segunda-feira (25) o curso de capacitação profissional para os 24 participantes da 2ª edição do programa Canoas do Bem, que tem como objetivo acabar com os maus-tratos aos cavalos e eliminar os veículos de tração animal na cidade.

O curso Capacitação para Catadores Individuais será realizado até esta sexta-feira (29), com um total de 10 horas. Na manhã e na tarde de hoje, a Diretoria de Educação Ambiental e a Diretoria de Saneamento, Resíduos e Coleta Seletiva, da Secretaria do Meio Ambiente de Canoas, vão palestrar sobre o tema “Meio ambiente e Sustentabilidade”.

Ao longo da semana, os catadores estarão nas cooperativas para conhecer o trabalho de reciclagem com mais profundidade. Por fim, na sexta-feira (29), a capacitação será encerrada com uma conversa para tirar dúvidas e os certificados serão entregues.

“Eu fico muito feliz em ver que o Canoas do Bem vai muito além das entregas dos benefícios, propiciando também conhecimentos e servindo para impulsionar uma nova postura sobre o meio-ambiente e a reciclagem em nossa cidade”, explica Cristiane Fagundes.

Uma das presentes no curso de hoje, Juliana Santos da Silva, disse estar contente com os benefícios recebidos e animada com a capacitação que iniciou nesta manhã. “Está sendo muito bom. Esta manhã foi de muitos aprendizados. Estou ansiosa para as próximas aulas”, garante.

Os participantes do Canoas do Bem recebem ajuda financeira mensal de R$ 300, auxílio transporte de R$ 96 e cestas básicas. Os triciclos para reciclagem foram recebidos em troca dos cavalos e carroças já no primeiro dia da ação, em 19 de julho.

Carroças proibidas por lei
A Lei 6.164, de 2018, estabeleceu um prazo de dois anos para que os veículos de tração animal fossem proibidos de circular na cidade. No entanto, a legislação por si só não foi suficiente para garantir a libertação dos cavalos e a proteção social dos condutores.

A nova Lei 6.494, aprovada em 28 de outubro de 2021, instituiu o programa Canoas do Bem, garantindo as condições necessárias para a libertação dos cavalos. O condutor de carroças que descumprir a lei poderá levar multa e ter o animal e a carroça apreendidos.

Escritório de Comunicação - PMC

Mais fotos:

[addtoany]