Com o objetivo de conscientizar os canoenses sobre o uso da faixa de pedestres e mobilizar a população como agentes multiplicadores de boas práticas no trânsito, a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM), através da Unidade de Educação no Trânsito, em parceria com todos os Centros de Formação de Condutores (CFCs) do município, realizou a blitz educativa “Não seja vítima, nem vilão, respeite a faixa de pedestres”. A ação aconteceu na manhã desta quarta-feira (19), na Victor Barreto.
A atividade faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito, que iniciou em todo o Brasil na última terça-feira (18), e tem como tema “Nós somos o trânsito”. O chefe da Unidade, Renato Correia de Souza, afirma que a blitz abordou 105 veículos e, ao todo, 315 materiais educativos foram distribuídos. “A nossa intenção é a prevenção de acidentes no trânsito, a conscientização dos condutores sobre o respeito à legislação e incentivar um trânsito mais seguro e humanizado”, explica.
A Semana iniciou com a 12ª edição do curso de Professores, Multiplicadores na Educação para o Trânsito, que foi realizado no auditório Sady Schivitz. A programação ainda conta com outras atividades educativas até o dia 25 de setembro.
Semana Nacional de Trânsito
A data foi estabelecida a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em 1997. A Semana é caracterizada por uma série de eventos e ações educativas promovidas por todos os órgãos e entidades que integram o Sistema Nacional de Trânsito. A definição dos temas é feita anualmente pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).
Confira o restante da programação:
Quinta-feira (20): Educação para o trânsito no Parque Eduardo Gomes, com distribuição de material educativo e realização de demonstração de testes de etilômetro. A atividade acontece entre 13h e 18h.
Segunda-feira (24): Blitz educativa “Basta de atropelamentos, respeite a faixa de pedestres”, na Praça Pio X, na avenida Rio Grande do Sul, a partir das 10h30.
Terça-feira (25): Participação no Seminário Nacional de Trânsito em Porto Alegre, no turno da manhã.
Blitz educativa “Não seja vítima nem vilão, respeite a faixa de pedestres”, na esquina das ruas Venâncio Aires e Cristóvão Colombo, a partir das 14h30.