Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2026/02/Combata-Monstros-125x125.jpg
Comunicação Educação

Campanha Combata Monstros reforça ações contra abuso sexual infantil

Ações de conscientização serão realizadas dentro das escolas do Município
Clique para ouvir esta notícia

Compartilhe

O combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes e à pedofilia ganhou um importante reforço em Canoas com o lançamento da campanha Combata Monstros. A iniciativa, desenvolvida em parceria pelas secretarias municipais de Comunicação e de Educação, busca ampliar a conscientização, orientar educadores e famílias e fortalecer a rede de proteção, garantindo que as escolas também sejam espaços de informação e acolhimento. As peças da campanha já estão sendo divulgadas nas redes sociais da Prefeitura e o lançamento oficial foi realizado no dia 25 de fevereiro, durante evento de abertura do ano letivo.

“É uma campanha importante e necessária e a nossa administração está determinada em fazer o que for preciso para combater estes abusos”, afirma o prefeito Airton Souza. Falar sobre isso é proteger as nossas crianças. Temos que oferecer orientações para o maior número de pessoas possível, e acolhimento para quem precisar”, diz o vice-prefeito Rodrigo Busato.

Os números dos órgãos de segurança reforçam a importância da campanha. Somente no ano passado, Canoas registrou 154 casos de estupro e pedofilia. Na maioria deles, as vítimas tinham idades entre zero e 11 anos. As estatísticas revelam, ainda que 83% das vítimas eram do sexo feminino e 62% dos casos aconteceram dentro das residências destas crianças e adolescentes.

“Isso é o que foi registrado. Com certeza há muito mais casos, possivelmente o triplo disso não foi registrado. E muitas vezes são os professores os primeiros a saberem dos casos, a receberem as denúncias. Por isso, na campanha, vamos trabalhar este tema de forma lúdica, para que as crianças saibam identificar o abuso e denunciar”, explica o secretário municipal de Comunicação, Edson Gandolfi.

“Vamos alertar nossos alunos, nossos professores, para que possamos perceber os sinais e para que a famílias saibam que nós estamos também com este olhar. Hoje especialmente através das redes sociais, temos um apelo muito grande em relação ao abuso, à pedofilia e nós somos um universo grandioso que pode alertar as nossas crianças”, comenta a secretária municipal de Educação, Beth Colombo.