Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/08/RED-06-08-25-DOACAO-DE-ROUPAS-DEFESA-CIVIL-RIO-BRANCO-BRUNA-OURIQUE-7.jpg
Defesa Civil

Campanha do Agasalho 2025 de Canoas recebeu 28.340 peças e distribuiu 15.774

Celi Oliveira e Vera Muller são voluntárias e organizaram as peças de roupa para receber visitas da comunidade
Download Imagem Original

Foto: Bruna Ourique / PMC

Compartilhe

A Campanha do Agasalho deste ano em Canoas atingiu os quantitativos de 28.340 peças recebidas e 15.774 itens distribuídos. Nesta quarta-feira (6), a ação ocorreu com parceria entre agentes da Defesa Civil do município e voluntários para estender solidariedade aos moradores do bairro Rio Branco.

Em uma busca cuidadosa, pilha após pilha, sem desdobrar nem desarrumar os itens separados sobre uma grande mesa, a procura propiciou à dona de casa Tânia de Jesus, 46 anos, encontrar roupas para proteger seus quatro filhos, de 13, 11, 8 e dois anos de idade.

Tânia foi uma das pessoas que visitou a casa da aposentada Vera Muller, no bairro Rio Branco em Canoas, onde a Campanha do Agasalho de Canoas distribuiu cerca de 600 peças de vestuário e calçados. No conjunto das ações em 2025, a campanha recebeu 28.340 peças e distribuiu 15.774 até a primeira semana de agosto. “São quatro crianças. Tem feito muito frio. É uma ajuda muito importante. Fico agradecida à dona Vera e à Defesa Civil”, conta a destinatária do donativo, fruto da solidariedade dos canoenses.

Conforme o secretário de Defesa Civil e Resiliência Climática de Canoas, Vanderlei Marcos, a ação é estratégica para fazer com que os bens doados pela comunidade cheguem efetivamente para quem precisa. “A parceria com lideranças e pessoas que são referências nas localidades é fundamental para ampliar o acesso daqueles que precisam dos agasalhos”, descreve o gestor.

Ao lado da parceira de voluntariado Celi Oliveira, Vera confirma que o elo se fortalece e a corrente de solidariedade estende sua proteção. “Fazemos isso há dez anos. Abro minha casa para receber quem precisa da ajuda. Cada pessoa que sai daqui com uma roupinha para sua família faz valer o trabalho da gente”, define Vera.