Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2026/02/WhatsApp-Image-2026-02-13-at-11.14.42-125x125.jpeg
Educação

Candidatos a diretor e vice nas escolas municipais de Canoas participam de curso preparatório para a gestão escolar

A secretária da Educação, Beth Colombo participou do evento para dar as boas-vindas aos candidatos
Download Imagem Original

Foto: Divulgação

Clique para ouvir esta notícia

Compartilhe

Candidatos a diretor e vice nas escolas municipais de Canoas participam, desde o último dia 4 de fevereiro, de um curso preparatório para a gestão escolar. O curso, com duração de 40 horas, e realizado em formato híbrido, é a primeira etapa do processo seletivo. A aula inaugural foi realizada no Teatro do Sesc e contou com a presença dos mais de 180 candidatos inscritos na seleção. A secretária da Educação, Beth Colombo, e a secretária-adjunta pedagógica, Gisele Bervig, participaram do evento para dar as boas-vindas aos candidatos.

Como tema da primeira aula, os organizadores do curso propuseram um diálogo sobre “O papel do Gestor e a Aprendizagem”, enfatizando a dimensão pedagógica da gestão escolar e reforçando a centralidade do gestor como articulador de práticas que promovam o desenvolvimento integral dos estudantes. As professoras ministrantes, Ana Paula Silva, Kátia Quinteiro e Juliana Silva discorreram sobre o tema, agregando também outros aspectos pertinentes, como planejamento, organização escolar, documentos orientadores e teorias da gestão.

O curso terá encontros presenciais e on-line, com exigência mínima de 80% de frequência, que representa 32 horas de presença. Os temas abordados ao longo do curso oferecem subsídios fundamentais para o exercício qualificado da gestão escolar, contemplando, entre outros aspectos, avaliação externa e EJA, Diretrizes da Educação Infantil, conhecimentos administrativos e financeiros, alfabetização, educação antirracista, acolhimento a imigrantes, legislação educacional, órgãos colegiados, educação inclusiva, redes de proteção, comunicação não violenta, gestão de pessoas e uso de tecnologias.

O processo seletivo para diretor e vice das escolas municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e para diretor das escolas municipais de Educação Infantil (EMEIs) será composto por quatro etapas. Conforme edital, o cargo de vice-diretor será destinado exclusivamente às EMEFs, não sendo aplicável às EMEIs.

A segunda etapa do processo será uma prova de conhecimentos específicos, com caráter eliminatório, que deverá ser aplicada no dia 21 de fevereiro. A prova será constituída por um total de 50 questões, elaboradas com base nos conteúdos abordados ao longo da formação. Será considerado aprovado o candidato que obtiver o mínimo de 30 acertos, o que equivale a 60% da prova objetiva.

A terceira etapa do processo será a formalização da candidatura, com a formação das chapas, seguida do período de campanha eleitoral, previsto para ocorrer de 2 à 5 de março. Já a quarta e última etapa será a eleição, que contará com a participação de toda a comunidade escolar. A eleição acontecerá no dia 6 de março, por voto único, direto e facultativo.