Para facilitar e dar celeridade aos processos de ligação de água em loteamentos irregulares de Canoas, a Prefeitura implantou um novo trâmite para os pedidos de novas ligações de água nas áreas irregulares. O processo é realizado pelo setor de Regularização Fundiária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH), em parceria com a CORSAN.
Agora o processo é mais simples. Antes, era necessário que o cidadão abrisse um protocolo na Central de Atendimento ao Cidadão, esperasse a análise e vistoria, retirasse a documentação e levasse para a CORSAN.
Nesse novo formato, a própria Secretaria fará o encaminhamento da documentação para a concessionária da água. Ou seja, não será mais necessário que o canoense corra atrás das autorizações, basta que abra o protocolo na Central de Atendimento ao Cidadão. Estando aprovado após a vistoria, a Corsan será notificada, em seguida o cidadão vai até lá e faz a solicitação de ligação.
“Nossa ideia é desburocratizar o processo. Dessa forma, será mais ágil para os cidadãos, pois vai evitar que eles precisem fazer vários protocolos dentro da cidade, já que nós vamos possibilitar esse acesso, e nos permite também ter um controle maior dessas áreas no município”, justificou o secretário Cesar Augusto.