Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/03/626B42C5-6846-46B8-BDA0-5B349E5AFD5E.jpeg

“Canoas + Amor” leva alegria e descontração aos pacientes internados nos hospitais de Canoas

“Um mar de vida”, assim o seu João Batista Fagundes, de 79 anos, que está se recuperando de uma cirurgia há cerca de 1 mês no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), definiu a iniciativa da Prefeitura de Canoas em parceria com a Escola de Violão Charles Daniel – Presença de Palco Solidária de Estância Velha.

Muita música, alegria e emoção se misturaram na manhã deste sábado (26), na ala 1, destinada a quadros clínicos do Gracinha. A atividade contou com a participação de jovens e adolescentes que, com seus violões, interagiram com os internos e profissionais de saúde nos corredores dos hospitais, estimulando a participação dos pacientes, ao som de clássicos do sertanejo. O Hospital Universitário também recebeu a visita do grupo.

Para a coordenadora do projeto, Eliane Passos, a atividade traz resultados positivos tanto para os internados como para os alunos. “Além de levar alegria e emoção aos pacientes, o projeto de levar música aos hospitais é uma ação que aumenta a motivação, autoestima e tira o foco das enfermidades, quando eles são envolvidos pela ação. Esse é um dos nossos objetivos e que fazem parte das nossas metas de governo”, lembrou a diretora de projetos especiais do Escritório de Projetos.

Idealizador da Escola de Música que leva o seu nome, o músico Charles Daniel destaca que a iniciativa é proveitosa tanto para os alunos, já que promove a comunicação, relacionamento, aprendizado, mobilização dos jovens, quanto para os pacientes que ficam emocionados com o gesto. “Nosso objetivo é justamente despertar nos nossos integrantes que são crianças, adolescentes e jovens, um olhar solidário, uma visão de amor ao próximo, carinho, afeto com os semelhantes, gerando valor através da cultura e da arte na qual eles mesmo realizam”, lembrou.

Internado há 1 semana por conta de um cateterismo, Felipe Pchara trabalha como Papai Noel Oficial e destacou que a arte, como a música, faz toda a diferença e mexe diretamente com o emocional de todos que estão ali. “É satisfatório ver uma ação como essa acontecendo. A música traz conforto e faz com que as pessoas consigam internalizar os sentimentos e se sintam mais acolhidas em um momento que, muitas vezes, pode ser difícil em suas vidas. Esse é o encantamento e a magia que eu sempre tento trazer para a minha profissão também”, explica.

O projeto “Canoas + Amor” é coordenado pelo Escritório de Projetos da Prefeitura de Canoas. A iniciativa leva carinho aos pacientes, através da música cantada por crianças para amenizar qualquer sentimento de dor e impotência, oferecendo alegria, conforto, esperança e, principalmente, a vontade de lutar pelo restabelecimento da saúde.

Escritório de Comunicação PMC

[addtoany]