Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/08/RED-23-08-25-HIDROJATEAMENTO-SAO-JERONIMO-VINICIUS-THORMANN-7.jpg
Defesa Civil

Canoas enfrenta temporal sem registrar alagamentos

Não houve feridos, desabrigados ou desalojados
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Thormann

Compartilhe

Após as fortes chuvas e o vendaval registrados nas primeiras horas deste sábado (23), a cidade de Canoas não apresentou pontos críticos de alagamento, resultado de ações preventivas e investimentos em infraestrutura urbana. O temporal começou por volta das 2h e acumulou 102 mm de chuva em 48 horas. Ainda assim, o município registrou apenas danos pontuais, como a queda de oito árvores e destelhamento parcial em oito residências. Não houve feridos, desabrigados ou desalojados.

As equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Serviços Urbanos atuaram desde o início da manhã na distribuição de lonas, remoção de árvores e isolamento de áreas afetadas. Ao todo, 30 pessoas foram diretamente impactadas – 19 adultos e 11 crianças, todas assistidas pelos serviços municipais. O relatório parcial das ocorrências, divulgado às 10h30, aponta que não há necessidade de decreto de situação de emergência. “Quando assumimos, uma chuva como essa gerava quase 700 pontos de alagamento. Setecentos! Hoje, graças ao trabalho conjunto das equipes, não registramos nenhum ponto crítico”, destacou o secretário da Defesa Civil e Resiliência Climática, Vanderlei Marcos.

O prefeito Airton Souza reforçou a importância dos avanços e a continuidade dos trabalhos. “Eu sei, a nossa cidade ainda tem muitos problemas para resolver. Mas hoje eu quero sua atenção para um ponto muito importante: isso mostra que estamos no caminho certo. O desafio é grande, mas o nosso compromisso é ainda maior”, afirmou o prefeito.