Na tarde desta quarta-feira (17), foi lançado oficialmente o programa Acelera Canoas e anunciado o sancionamento da Lei nº 6.881/2025, que institui o Dia S no calendário oficial do município. O ato ocorreu no Auditório Sady Schivitz.
“Hoje damos dois passos muito importantes para o futuro de Canoas. Com o Acelera Canoas, modernizamos a gestão pública, reduzimos a burocracia e facilitamos a vida de quem precisa dos serviços da Prefeitura. Ao mesmo tempo, com a sanção da lei que institui o Dia S, reafirmamos o valor de instituições que há décadas contribuem para a formação profissional, a cultura e o desenvolvimento econômico da nossa cidade”, comentou o prefeito, Airton Souza.
O Acelera Canoas é um sistema digital integrado de processos administrativos que reúne 28 serviços essenciais das Secretarias de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico e Inovação. A iniciativa representa um avanço estrutural na gestão pública, com impacto direto na vida dos cidadãos e empreendedores, ao tornar os processos mais ágeis, transparentes e eficientes, além de otimizar o trabalho interno da administração municipal.
“O Acelera Canoas nasce para resolver um problema real de quem empreende, constrói e precisa da Prefeitura no dia a dia. Estamos falando de um sistema digital integrado, que unifica 28 serviços essenciais e coloca Canoas em um novo patamar de eficiência pública”, explica Tiago Sanchotene, presidente da CanoasTec.
Durante o mesmo evento, foi anunciado o Dia S, data dedicada à valorização e ao reconhecimento do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Canoas. A lei reforça o papel fundamental das duas instituições na formação profissional, no acesso à cultura, ao esporte, à saúde e no estímulo ao desenvolvimento econômico local.
A construção da proposta do Dia S foi fruto do diálogo entre representantes do comércio e do governo municipal. Participaram das tratativas representantes da Fecomércio, Sindilojas Canoas, Sindigêneros Canoas e Sesc Canoas, além do vice-prefeito Rodrigo Busato, secretários municipais e integrantes da equipe de governo. O encontro reforçou a importância de políticas públicas que reconheçam instituições que contribuem diretamente para o crescimento social, educacional e econômico da cidade.
Para Patrícia Augsten, secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação: “Instituir o Dia S em Canoas é reconhecer oficialmente a importância do Sesc e do Senac para o desenvolvimento da nossa cidade. São instituições que transformam vidas por meio da educação profissional, da cultura, do esporte, da saúde e da inclusão social”.