Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/12/Piratini2.jpeg
Mulher e Inclusão

Canoas marca presença no lançamento da campanha estadual de prevenção da violência contra as mulheres

Iniciativa, batizada de “Não maquie, denuncie”, foi lançada quarta-feira (3), no Palácio Piratini
Download Imagem Original

Foto: Divulgação

Clique para ouvir esta notícia

Compartilhe

Canoas marcou presença no lançamento da campanha estadual para prevenção da violência contra as mulheres. Batizada de “Não maquie, denuncie”, a ação foi lançada quarta-feira (3), no Palácio Piratini, em evento com a presença do governador Eduardo Leite e da secretária estadual da Mulher, Fábia Almeida Richter. De Canoas, participaram do evento a titular da Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão, Maria Beatris Conter Arruda, a diretora da Diretoria da Mulher, Sara Amaral Alves e o chefe de gabinete Gilberto Airton Batista.

“Estar presente significa somar esforços, compartilhar experiências e alinhar estratégias para que possamos oferecer uma rede de apoio cada vez mais eficiente. A violência contra a mulher é um problema estrutural e só avançaremos quando trabalharmos de forma coordenada. A campanha estadual chega para fortalecer esse movimento, e Canoas segue empenhada em desenvolver políticas públicas que garantam acolhimento, autonomia e segurança para todas as mulheres”, comenta Maria Beatris.

Segundo a secretária estadual da Mulher, Fábia Almeida Richter, a campanha busca convocar toda a sociedade, especialmente os públicos historicamente afastados do debate. “A segurança das mulheres é um termômetro da saúde de uma sociedade. Esta campanha sela o compromisso de chamar todos, os homens, as famílias, as empresas e as lideranças”, destaca.

O governador Eduardo Leite frisa que a ação tem justamente o propósito de romper o silêncio e encorajar a denúncia. “Estamos dizendo às mulheres: vocês não estão sozinhas. E estamos dizendo aos homens: essa é uma pauta que também lhes diz respeito. Só com diálogo, denúncia e acolhimento conseguiremos impedir que vidas sejam interrompidas. Nosso compromisso é construir um Rio Grande do Sul em que todas as pessoas possam ser, por inteiro, o que desejam ser. A nossa diversidade não nos enfraquece, pelo contrário, ela nos fortalece. A força do Rio Grande do Sul está em sermos diferentes, mas unidos no propósito de construir uma sociedade melhor”, conclui.