Nesta semana, Canoas está participando do 1º encontro nacional dos Conselhos Tutelares, em Brasília. O município está sendo representado pela coordenadora geral do Conselho Tutelar, Karla Custódio. O evento iniciou nesta segunda-feira (28) e segue até a quarta-feira (30).
O encontro contou com diversos painéis, com minicursos, palestras, atividades, apresentações de programas e lançamentos de cursos, que tratam sobre proteção de crianças e adolescentes, prevenção à violência e o papel e a importância dos Conselhos Tutelares.
A coordenadora geral do Conselho Tutelar, Karla Custódio, comentou sobre a importância do evento e o que trará para a cidade. “É uma honra estar participando do encontro, extraindo desta capacitação o máximo de conhecimento. É um momento de atualização e aprendizagem que vai somar e fomentar políticas públicas, contribuindo com o crescimento do Conselho Tutelar e de seu colegiado, além de proporcionar aos nossos atendimentos mais qualidade, promovendo e garantindo a defesa de cada criança e adolescente”, destacou.
Conselhos Tutelares
O Conselho Tutelar é um órgão autônomo, encarregado por zelar pelos direitos de crianças e adolescentes. Qualquer constatação ou suspeita de violação desses direitos deve ser denunciada.
Em Canoas, os Conselhos Tutelares passaram a funcionar em uma sede única, na Rua Domingos Martins, 400, bairro Centro, porém o atendimento por telefone ainda é dividido por microrregiões. Confira abaixo os contatos para denúncia:
Microrregião 1 (Sudoeste) – (51) 99230.7440
Bairros: Centro, Mato Grande, Fátima, Rio Branco e Ilha das Garças
Microrregião 2 (Sudeste) – (51) 99230.6110
Bairros: Marechal Rondon, Nossa Sr.ª das Graças e Niterói
Microrregião 3 (Nordeste) – (51) 99230.6105
Bairros: Estância Velha, Olaria, Guajuviras, Igara, S José e Brigadeira
Microrregião 4 (Noroeste) – (51) 98255.2481
Industrial, São Luís, Mathias Velho e Harmonia.
Os Conselhos também possuem um telefone de plantão, que funciona das 18h às 8h, todos os dias, inclusive aos finais de semana: (51) 99327.5389.
Para mais informações, acesse www.canoas.rs.gov.br/servicos/endereco-telefone-conselho-tutelar/.