Durante o mês de outubro, diversas praças de Canoas foram palco de atividades especiais com as crianças das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). As ações têm como objetivo estimular o contato com a natureza e valorizar o brincar livre nos espaços públicos da cidade.
As atividades fazem parte de uma iniciativa do Comitê da Primeira Infância do município, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), a Secretaria Municipal de Projetos e Captação de Recursos (SMPCR) e as EMEIs, integrando a Política Municipal pela Primeira Infância e a rede internacional Urban95, que propõe pensar as cidades a partir da perspectiva de uma criança de três anos.
As escolas participantes foram as EMEIs Bem-Me-Quer, Vó Inezinha, Pequeno Polegar e Pintando o Sete. Essas vivências em praças buscam reforçar a importância de ambientes urbanos mais acolhedores, verdes e seguros, que favoreçam o desenvolvimento integral das crianças e o fortalecimento dos vínculos comunitários.
A secretária adjunta da Secretaria Municipal de Projetos e Captação de Recursos, Jerusa Mattos, afirma que o objetivo é incentivar o uso dos espaços públicos pelas crianças canoenses. “Estas ações estimulam a apropriação de praças e parques pelas comunidades, fortalece vínculos entre crianças e cuidadores, amplia a conexão comunitária, contribui para a segurança pública e incentiva a valorização e preservação do meio ambiente.”