No dia 12 de março, Canoas inicia uma programação especial alusiva ao Dia Internacional da Mulher com a abertura do evento “Cuidar de quem cuida”, voltado a mulheres atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). A primeira atividade acontece às 14h, no CRAS Harmonia, na Rua Dr. Sobral Pinto, 35 , bairro Harmonia.
A ação é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e será realizada ao longo do mês em diferentes regiões da cidade. A abertura ocorre na Rua Dr. Sobral Pinto, 35, no bairro Harmonia, reunindo mulheres atendidas pelos serviços socioassistenciais do município.
A proposta é proporcionar uma tarde de cuidados pessoais e acolhimento para mulheres em situação de pobreza e extrema pobreza que, muitas vezes, enfrentam dificuldades no dia a dia e acabam deixando o autocuidado em segundo plano. Durante os encontros serão oferecidos serviços gratuitos como corte de cabelo, maquiagem, design de sobrancelhas e embelezamento das unhas.
Além das atividades de beleza, os encontros também contarão com lanche e espaço de recreação para crianças, incluindo cama elástica, permitindo que mães participem das atividades mesmo quando não têm com quem deixar os filhos.
O secretário de Assistência Social, Márcio Freitas, destacou que a iniciativa busca valorizar e reconhecer o papel das mulheres na sociedade. “Esses encontros não são apenas um momento de celebração, mas também de conscientização, valorização e respeito pelas mulheres que nos criaram e nos geraram. Elas desempenham um papel fundamental na sociedade e muitas vezes são as provedoras de suas famílias”, afirmou.
A programação conta com a parceria de diferentes organizações da comunidade, entre elas a Central Única das Favelas (CUFA), o Projeto Social Caminhos do Bem, a Associação da Horta Comunitária União dos Operários (Hocouno) e a Escola Técnica Canoas (SEG), que colaboram na realização das atividades.
Programação
CRAS Harmonia
Data: 12 de março
Horário: das 14h às 17h
Endereço: Rua Dr. Sobral Pinto, 35 – Harmonia
CRAS Guajuviras – Caminhos do Bem
Data: 13 de março
Horário: das 14h às 17h
Endereço: Avenida Dezessete de Abril, 100 – Guajuviras
CRAS Mathias Velho – Associação da Horta Comunitária União dos Operários
Data: 17 de março
Horário: das 14h às 17h
Endereço: Rua 18 de Novembro, 400 – Mathias Velho
CRAS Niterói
Data: 23 de março
Horário: das 14h às 17h
Endereço: Rua Itamar Mattos de Maia, 1381 – Niterói
CRAS Rio Branco – Conselho Comunitário do Bairro Rio Branco
Data: 26 de março
Horário: das 14h às 17h
Endereço: Rua Engenheiro Chang, 917 – Fátima
Cooperativa Coopermag – Associação da Horta Comunitária União dos Operários
Data: 27 de março
Horário: das 14h às 17h
Endereço: Rua 18 de Novembro, 400 – Mathias Velho