//
Saúde
Canoas reduziu em mais de 20% filas de espera para consultas e exames

Download Imagem Original
Foto: Bruna Ourique
O Município de Canoas reduziu em 26,54% as filas de espera para consultas médicas e em 21,42% as filas para exames nos seis primeiros meses de 2025. Os números positivos, que incluem a demanda de novos pacientes, para além da quantidade inicial, são fruto da reorganização da gestão da saúde em Canoas, da realização de mutirões de atendimentos e exames e da busca ativa e recadastramento de pacientes. Também desde o início do ano, a administração municipal vem atuando em diversas frentes para qualificar e agilizar ainda mais os atendimentos de saúde para a população.
De acordo com levantamento efetuado pela Secretaria Municipal da Saúde, o esforço do Município em qualificar e agilizar os atendimentos na saúde resultou em redução das filas de espera para exames em 40 especialidades diferentes nos primeiros seis meses de 2025. A fila caiu de 19.372 pacientes aguardando por exames em 1o de janeiro para 15.222 em 1o de julho. Nas consultas, o número caiu de 54.143 para 39.771 nos seis primeiros meses deste ano. Mesmo com a inclusão de novos pacientes na fila, a realização de 20.936 consultas resultou em redução da fila de espera no Município.
“São números que demonstram que o trabalho que vem sendo feito está tendo resultado e beneficiando diretamente a população não só de Canoas, mas de todo o Rio Grande do Sul” diz o prefeito Airton Souza. “Não estamos medindo esforços para reconstruir a nossa cidade e a saúde é a prioridade da nossa administração”, afirma o vice-prefeito Rodrigo Busato. “A reorganização que temos implementado na gestão da saúde em Canoas está dando frutos e trazendo mais qualidade de vida para a população”, completa o secretário municipal da Saúde, Marcelo Reis.
HNSG atendeu mais de 100 mil pessoas no primeiro semestre
O Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) ultrapassou a marca de 100 mil pessoas atendidas nos seis primeiros meses de 2025. De acordo com a direção do hospital, 103.395 pacientes passaram pelo HNSG desde o dia 1o de janeiro, até o dia 30 de junho. No mesmo período, foram 33.146 atendimentos de emergência, 11.832 consultas ambulatoriais e 6.671 procedimentos cirúrgicos realizados. O hospital também somou 52,2 mil exames de imagem e mais de 100 mil exames laboratoriais coletados no primeiro semestre. A diretora geral do HNSG, Daniela Oliveira, destaca o trabalho da equipe do hospital e a realização de mutirões de consultas, exames e cirurgias como fundamentais para alcançar os bons resultados deste primeiro semestre. “Nosso compromisso é atender a todos os pacientes que necessitam do hospital, assim como diminuir a dor e resgatar a saúde dos canoenses”, afirma a diretora. “E por este motivo muitos outros mutirões estão sendo organizados.”
Mutirões foram determinantes para números positivos
Os mutirões de consultas, exames e cirurgias realizados pelo Município de Canoas ao longo dos seis primeiros meses de 2025 foram determinantes para a redução das filas na saúde. Já no começo de fevereiro, a fila para mamografias foi zerada no Município. Ao longo do ano, já foram realizados esforços concentrados similares para exames de espirografia, cateterismos, cirurgias de proctologia, entre outros. E o modelo de mutirões de saúde seguirá sendo empregado para garantir um atendimento mais ágil para a população. No dia 26 de julho, teve início um mutirão para a realização de colonoscopias no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG). São 30 procedimentos por fim de semana, e o objetivo é chegar a 500 exames realizados, segundo a diretora geral do hospital, Daniela Oliveira.