Diante do aumento dos casos de feminicídio no Rio Grande do Sul, Canoas intensifica ações concretas de enfrentamento à violência contra a mulher. Em reunião entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação e a Secretaria de Cidadania, Mulher e Inclusão, foram definidas estratégias para fortalecer o programa Por Mim, que tem como foco a empregabilidade de mulheres vítimas de violência doméstica no município. A dependência financeira é uma das principais causas que mantêm mulheres em relacionamentos abusivos. Com esse entendimento, o Município amplia políticas públicas que garantem autonomia econômica e novas perspectivas de vida para quem precisa romper o ciclo da violência.
O Programa Por Mim objetiva a empregabilidade de mulheres vítimas de violência doméstica, residentes em Canoas, oportunizando sua autonomia financeira por meio de entrevistas de trabalho junto à iniciativa privada. A iniciativa atua diretamente na reconstrução da independência e da dignidade dessas mulheres.
Entre as metas do programa estão propiciar oportunidades de entrevista de trabalho para mulheres vítimas de violência doméstica, visando autonomia financeira e protagonismo social; oportunizar uma nova perspectiva de vida, longe do ciclo de violência; incentivar a denúncia de agressões; evitar a continuidade da violência doméstica. Além da intermediação de vagas de emprego, a Prefeitura irá disponibilizar, ao longo de 2026, uma ampla gama de cursos de qualificação profissional. A proposta é preparar essas mulheres para o mercado de trabalho, ampliando suas chances de inserção e permanência em empregos formais.