As ações da Secretaria da Segurança Pública de Canoas, em parceria com a Guarda Municipal e Brigada Militar resultaram na redução de pelo menos três crimes: roubo a pedestre, roubo de veículos e furto de veículos, em 2022.
Em 2021, foram registrados 1.582 roubos a pedestres contra 1.375 em 2022, uma redução de 13,08%. Este resultado, segundo o secretário municipal de Segurança Pública, Marcelo Pitta Domingues, vem da parceria com as operações da Guarda Municipal (GM). Ele destaca que a GM adotou dois modelos de operações para tentar diminuir o índice no município. “A Operação Presença, que ocorre em vários pontos da cidade e a Operação Amanhecer Seguro, que acontece somente no início da manhã, no horário de maior mobilidade das pessoas para o trabalho”, explica.
Pitta salienta que a Operação Amanhecer Seguro conta com o auxílio do relatório Mapas Semanais, desenvolvido pelo Observatório de Segurança Pública. Através destes dados, é possível identificar geograficamente as incidências, o perfil e as características, para então, desenvolver as ações.
Além das iniciativas voltadas para a proteção e segurança, a secretaria identifica fatores de risco que levam jovens adolescentes ao abandono escolar e a reincidência criminal. A partir desse diagnóstico, formula e articula, através do Programa Canoas Cidade do Cuidado, estratégias para a execução e monitoramento de ações de prevenção às violências e acolhimento desses jovens.
A Secretaria da Segurança Pública de Canoas também tem investido em qualificação e contratação de profissionais e ampliação das câmeras de monitoramento no Centro Integrado de Comando e Controle.
Outros dados
Em 2022, foram registrados 185 roubos a veículos, o que representa uma redução de 8,41% em relação a 2021, que teve 202 registros. O furto de veículos registrou uma redução de 0,25%. Dos 400 registrados em 2021 caiu para 399, em 2022.